quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina 2007 - Parte II


CHUÍ/CHUY

O trajeto para Chuí foi a parte mais difícil de toda a viagem. Pegamos a BR 116 sentido Porto Alegre e descemos até Pelotas onde entramos na RS 471. A partir daí tivemos que usar a criatividade para nos mantermos acordados pois a rodovia é uma reta só e parece não ter fim o que dava cada vez mais sono, além de não passar um carro sequer ou um posto de combustível. Foram 3 horas intermináveis cantando, gritando, jogando palavras cruzadas, contando piadas, fazendo de tudo para o Gu não dormir. 

A paisagem também não ajudava muito, só quando passamos pelo meio da Estação Ecológica do Taim, mas a quantidade de capivaras mortas no acostamento era triste. Mais para frente era tudo meio deserto, não se via uma cidade, uma casa ou um ser vivo.

Estação Ecológica do Taim. Disponível em
Chegando cada vez mais próximo do extremo sul do país percebíamos como a pobreza era nítida naquela região. Nunca imaginamos ver um lugar totalmente esquecido no sul do país.

Ao chegar em Chuí fomos logo procurar o hotel que havíamos reservado, o Bertelli Chui Hotel, e lá pegamos todas as informações necessárias para a retirada da carta verde (seguro obrigatório contra terceiros necessário para circular na região do Mercosul).

Antes de viajar tivemos apenas que providenciar um mapa rodoviário, comprar os pesos argentinos e uruguaios e refazer a carteira de identidade já que as nossas tinham mais de 10 anos e nos aconselharam a atualizá-las. A carta verde, o triângulo extra e o cabo de aço necessários para circular pela Argentina, poderíamos providenciar no Uruguai.

Infelizmente chegamos em uma sexta-feira e os bancos já estavam fechados e para adiquirir a carta verde é necessário pagar uma taxa no Banco do Brasil (por isso é importante chegar lá em dias úteis e dentro do horário bancário) mas sempre se dá um jeitinho, só que custa mais caro. O pessoal do hotel disse que era só andar um pouquinho pela cidade que já era possível ver faixas e placas dizendo "Adquira a sua Carta Verde aqui" ou coisa parecida. Antes de parar em qualquer um desses lugares fomos em uma lanchonete e perguntamos para a proprietária se ela tinha alguém para nos indicar. Ela mesmo disse que podia resolver o nosso problema. Demos o dinheiro a ela (que é calculado de acordo com o n. de dias que circularemos fora do Brasil) que foi correndo até um caixa eletrônico e logo voltou com a bendita Carta Verde. Foi muito fácil mas tivemos muita sorte em escolher a pessoa certa.

Depois de resolver o nosso probleminha fomos direto às compras!

O point de compras é a Avenida Uruguay (do lado brasileiro) e a Avenida Brasil (do lado uruguaio), que são as avenidas que separam o Chuí do Brasil com o Chuy do Uruguai. Lá é repleto de lojas Free Shop com muitas opções baratas de eletrônicos, perfumes, tênis, roupas e muito mais. 

Canteiro que divide o Brasil do Uruguai. Disponível em
http://www.chui.rs.gov.br 
Acesso em 28/07/11
A primeira coisa que providenciamos foi uma máquina fotográfica, não aguentava mais não poder tirar fotos! Antes de sairmos da loja o atendente nos deu a dica de irmos na alfândega do lado brasileiro, aquela que pára quem está entrando no Brasil, e solicitar para registrar a máquina para não entrar na cota dos US$ 300,00 por pessoa (limite de compras fora do Brasil por meio terrestre), o que para nós foi ótimo.

A noite voltamos na lanchonete da nossa "despachante" e comemos um delicioso Chivito, um sanduíche recheado com tudo o que você puder imaginar.

Chivito, tradicional sanduíche uruguaio. 
Foto disponível em http://www.tavolacalda.com.br/?tag=chivito 
Acesso em 28/07/11
No dia seguinte fomos dar uma volta na beira da praia para ver o Farol da Barra do Chuí, mas tivemos um pequeno contratempo... o carro atolou na areia...e eu não pude perder a oportunidade de tirar uma foto, com a máquina nova!


Nada como a ideia do tapetinho da nossa cumadre Andriapaula para nos salvar, mas não foi fácil!


O Farol do Chuí, o último farol brasileiro, possui 30 m de altura e é considerado hoje em dia o mais moderno do Brasil. O original mesmo foi construído em 1910 mas em 1949 ele foi substituído por um novo que obedecesse aos padrões exigidos. Ele é lindo e me arrependi de não ter tirado uma foto dele, tive que apelar para a internet.

Farol do Chuí. Disponível em
http://www.overmundo.com.br/guia/campos-neutros-do-sul-quem-conhece-o-chui
Acesso em 28.07.11
Depois da nossa "atolada", voltamos para o hotel, pegamos as nossas coisas, fizemos um chimarrão e botamos o pé na estrada. Próximo destino: Punta Del Este! Com uma breve paradinha na Fortaleza de Santa Teresa em Castillos.



Links, dicas e +info:
Carta Verde
  • Documentos necessários para a retirada da Carta Verde: Documento do veículo, RG do Proprietário do veículo e pagamento da taxa de acordo com o n. de dias do seguro.
  • Onde pagar a taxa: Agência do BB, Caixa Econômica Federal ou corretoras de seguros.
  • Maiores informações para retirada da Carta Verde: http://mercosul.ufpel.edu.br/informacoes.htm
Informações úteis Uruguai
  • Moeda: Pesos Uruguaios (1,00 BRL = 11,50 UYU aprox.). Ver Cotação
  • Capital: Montevidéu BR / Montevideo ES
  • DDI: 598
  • Telefones úteis: Emergências 911 ou 108 (*108 a partir do celular) / Sede Central da Policia Caminera (Rodoviária) em Montevidéu 1954 / fora de Montevidéu 02 1954.
  • Consulado-Geral do Brasil em Montevidéu: Calle Convención, 1343 - 6° piso - Tel. (02) 902 1712 - (02) 900 6282 - (02) 901 1460 - Plantão: 094 415352
  • Documentos necessários para entrar e circular no país de carro: Carta de identidade ou passaporte válidos;  CNH; documentos de propriedade do veículo ou procuração por instrumento público ou particular com firma reconhecida autorizando o motorita a conduzir o veículo, no caso de o motorista não ser o proprietário do mesmo (a procuração poderá ser dispensada se o motorista for familiar direto como filho(a), cônjuge, pai ou mãe do proprietário e se este estiver presente no mesmo veículo, viajando como passageiro); Carta Verde; Cartões de Entrada que são entregues pelas autoridades na entrada do país e que devem ser devolvidos na saída.
  • É obrigatório o uso de farol baixo nas cidades e estradas mesmo de dia.
  • Os pedágios podem ser pagos também em reais, dólares e pesos argentinos.
  • Guia de compras em Chuí/Chuy: http://chuy.comprasnafronteira.com/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário