CHUÍ/CHUY
O trajeto para Chuí foi a parte mais difícil de toda a viagem. Pegamos a BR 116 sentido Porto Alegre e descemos até Pelotas onde entramos na RS 471. A partir daí tivemos que usar a criatividade para nos mantermos acordados pois a rodovia é uma reta só e parece não ter fim o que dava cada vez mais sono, além de não passar um carro sequer ou um posto de combustível. Foram 3 horas intermináveis cantando, gritando, jogando palavras cruzadas, contando piadas, fazendo de tudo para o Gu não dormir.
A paisagem também não ajudava muito, só quando passamos pelo meio da Estação Ecológica do Taim, mas a quantidade de capivaras mortas no acostamento era triste. Mais para frente era tudo meio deserto, não se via uma cidade, uma casa ou um ser vivo.
![]() |
Estação Ecológica do Taim. Disponível em |
Chegando cada vez mais próximo do extremo sul do país percebíamos como a pobreza era nítida naquela região. Nunca imaginamos ver um lugar totalmente esquecido no sul do país.
Antes de viajar tivemos apenas que providenciar um mapa rodoviário, comprar os pesos argentinos e uruguaios e refazer a carteira de identidade já que as nossas tinham mais de 10 anos e nos aconselharam a atualizá-las. A carta verde, o triângulo extra e o cabo de aço necessários para circular pela Argentina, poderíamos providenciar no Uruguai.
Infelizmente chegamos em uma sexta-feira e os bancos já estavam fechados e para adiquirir a carta verde é necessário pagar uma taxa no Banco do Brasil (por isso é importante chegar lá em dias úteis e dentro do horário bancário) mas sempre se dá um jeitinho, só que custa mais caro. O pessoal do hotel disse que era só andar um pouquinho pela cidade que já era possível ver faixas e placas dizendo "Adquira a sua Carta Verde aqui" ou coisa parecida. Antes de parar em qualquer um desses lugares fomos em uma lanchonete e perguntamos para a proprietária se ela tinha alguém para nos indicar. Ela mesmo disse que podia resolver o nosso problema. Demos o dinheiro a ela (que é calculado de acordo com o n. de dias que circularemos fora do Brasil) que foi correndo até um caixa eletrônico e logo voltou com a bendita Carta Verde. Foi muito fácil mas tivemos muita sorte em escolher a pessoa certa.
Depois de resolver o nosso probleminha fomos direto às compras!
O point de compras é a Avenida Uruguay (do lado brasileiro) e a Avenida Brasil (do lado uruguaio), que são as avenidas que separam o Chuí do Brasil com o Chuy do Uruguai. Lá é repleto de lojas Free Shop com muitas opções baratas de eletrônicos, perfumes, tênis, roupas e muito mais.
![]() |
Canteiro que divide o Brasil do Uruguai. Disponível em http://www.chui.rs.gov.br Acesso em 28/07/11 |
A primeira coisa que providenciamos foi uma máquina fotográfica, não aguentava mais não poder tirar fotos! Antes de sairmos da loja o atendente nos deu a dica de irmos na alfândega do lado brasileiro, aquela que pára quem está entrando no Brasil, e solicitar para registrar a máquina para não entrar na cota dos US$ 300,00 por pessoa (limite de compras fora do Brasil por meio terrestre), o que para nós foi ótimo.
A noite voltamos na lanchonete da nossa "despachante" e comemos um delicioso Chivito, um sanduíche recheado com tudo o que você puder imaginar.
A noite voltamos na lanchonete da nossa "despachante" e comemos um delicioso Chivito, um sanduíche recheado com tudo o que você puder imaginar.
![]() |
Chivito, tradicional sanduíche uruguaio. Foto disponível em http://www.tavolacalda.com.br/?tag=chivito Acesso em 28/07/11 |
No dia seguinte fomos dar uma volta na beira da praia para ver o Farol da Barra do Chuí, mas tivemos um pequeno contratempo... o carro atolou na areia...e eu não pude perder a oportunidade de tirar uma foto, com a máquina nova!
Nada como a ideia do tapetinho da nossa cumadre Andriapaula para nos salvar, mas não foi fácil!
O Farol do Chuí, o último farol brasileiro, possui 30 m de altura e é considerado hoje em dia o mais moderno do Brasil. O original mesmo foi construído em 1910 mas em 1949 ele foi substituído por um novo que obedecesse aos padrões exigidos. Ele é lindo e me arrependi de não ter tirado uma foto dele, tive que apelar para a internet.
Depois da nossa "atolada", voltamos para o hotel, pegamos as nossas coisas, fizemos um chimarrão e botamos o pé na estrada. Próximo destino: Punta Del Este! Com uma breve paradinha na Fortaleza de Santa Teresa em Castillos.
![]() |
Farol do Chuí. Disponível em http://www.overmundo.com.br/guia/campos-neutros-do-sul-quem-conhece-o-chui. Acesso em 28.07.11 |
- Documentos necessários para a retirada da Carta Verde: Documento do veículo, RG do Proprietário do veículo e pagamento da taxa de acordo com o n. de dias do seguro.
- Onde pagar a taxa: Agência do BB, Caixa Econômica Federal ou corretoras de seguros.
- Maiores informações para retirada da Carta Verde: http://mercosul.ufpel.edu.br/informacoes.htm
Informações úteis Uruguai
- Moeda: Pesos Uruguaios (1,00 BRL = 11,50 UYU aprox.). Ver Cotação
- Capital: Montevidéu BR / Montevideo ES
- DDI: 598
- Telefones úteis: Emergências 911 ou 108 (*108 a partir do celular) / Sede Central da Policia Caminera (Rodoviária) em Montevidéu 1954 / fora de Montevidéu 02 1954.
- Consulado-Geral do Brasil em Montevidéu: Calle Convención, 1343 - 6° piso - Tel. (02) 902 1712 - (02) 900 6282 - (02) 901 1460 - Plantão: 094 415352
- Documentos necessários para entrar e circular no país de carro: Carta de identidade ou passaporte válidos; CNH; documentos de propriedade do veículo ou procuração por instrumento público ou particular com firma reconhecida autorizando o motorita a conduzir o veículo, no caso de o motorista não ser o proprietário do mesmo (a procuração poderá ser dispensada se o motorista for familiar direto como filho(a), cônjuge, pai ou mãe do proprietário e se este estiver presente no mesmo veículo, viajando como passageiro); Carta Verde; Cartões de Entrada que são entregues pelas autoridades na entrada do país e que devem ser devolvidos na saída.
- É obrigatório o uso de farol baixo nas cidades e estradas mesmo de dia.
- Os pedágios podem ser pagos também em reais, dólares e pesos argentinos.
- Guia de compras em Chuí/Chuy: http://chuy.comprasnafronteira.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário