segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A lenda de Rômulo e Remo

Difícil encontrar alguém que não conheça a lenda de Rômulo e Remo já que a história sobre a fundação de Roma sempre esteve ligada a eles. Mas até onde é lenda e a partir de quando começa a história? Desde 2010 quando arqueólogos romanos disseram ter encontrado a suposta gruta onde Rômulo e Remo foram amamentados pela loba, alguns pontos voltaram a ser discutidos.

Eu sinceramente prefiro acreditar que tudo não passa de uma grande lenda cheia de personagens mitológicos e acontecimentos fantasiosos, é muito mais divertido, não é verdade?!

Estátua da loba amamentando Rômulo e Remo. Foto disponível em http://www.alboscuole.it/ Acesso em 23/02/12
Baseada no poema épico Eneida de Públio Virgílio Marão e na obra de Tito Lívio "Ad Urbe Condita" conhecida como "A História de Roma Desde a sua Fundação" escrita entre os anos 59 a 17 a.C, a lenda começa lá atrás, com o fim da Guerra de Tróia.

Ao serem vencidos pelos gregos, os poucos troianos que sobreviveram ao ataque se viram obrigados a fugir e entre eles encontrava-se Enéias, filho de Afrodite a Deusa do Amor da mitologia grega ou Deusa Vênus na mitologia romana. Enquanto a cidade pegava fogo Enéias, por ordem de sua mãe, desistiu de continuar lutando e foi atrás de seu pai, de seu filho e de sua esposa para que juntos pudessem sair de lá. Infelizmente só conseguiu salvar seu filho e seu pai que foi carregado por ele em seus braços. Antes de partir porém, o espírito de sua esposa Creusa apareceu para ele dizendo que apesar das dificuldades que estariam por vir, ele conseguiria atingir o seu objetivo.

Enéias fugindo de Tróia com o pai nos braços, Pintura de Antonio Manuel da Fonseca. Imagem disponível em http://doportoenaoso.blogspot.com/ Acesso em 23/02/12
Sendo assim, Enéias e os demais sobreviventes de Tróia embarcaram em um navio e começaram a navegar em busca do seu objetivo que tinha sido imposto pelo Deus Júpiter, o de chegar até a região do Lazio, localizada na península itálica, e fundar uma nova cidade para substituir Tróia.

Após desembarcar acidentalmente em Cartago e causar a morte de Dido que suicidou-se por amor a ele  - e que por sinal deu origem a ópera "Dido and Aeneas" do inglês Henry Purcell - Enéias acompanhado de seu pai e de seu filho Ascânio, continuou a navegar pelo Mediterrâneo até chegar ao seu destino onde conheceu Lavínia, filha do rei do Lazio, com quem se casou. Em sua homenagem fundou a cidade de Lavinio.

Algum tempo depois seu filho Ascânio fundou uma outra cidade, a cidade de Alba Longa a qual o trono foi passando de geração em geração até chegar ao conturbado décimo-segundo reinado, o do rei Numitor. 

O ambicioso Amúlio, irmão de Numitor, usurpou o seu trono e para garantir que nenhum de seus filhos e descendentes viessem a brigar por ele mandou matar o sobrinho e obrigou a sobrinha Rhea Silvia a fazer um voto de castidade para que não corresse o risco de ter filhos. Porém como no mundo lendário tudo é possível, um belo dia Rhea Silvia foi seduzida por Marte, o Deus da Guerra, e acabou engravidando e dando a luz a gêmeos, Rômulo e Remo. Rhea Silvia teve as crianças mas como era previsto à mulheres que não cumpriam o voto de castidade, logo em seguida foi condenada a morte. 

Marte e Rea Silvia de Peter Paul Rubens. Imagem disponível em http://viticodevagamundo.blogspot.com/ Acesso em 27.02.12
Para se ver livre dos meninos, o rei os entregou a dois escravos e mandou que os matassem. Com pena, os pobres homens colocaram as crianças dentro de um cesto de vime e o largaram no rio Tibre com a esperança que alguém os encontrassem. Como a época de cheia do rio estava acabando o cesto foi sendo levado pela correnteza até o dia em que o nível da água começou a baixar e o cesto foi parar no barranco do rio perto de uma gruta.

O choro das crianças chamou a atenção de uma loba que passava por perto e que ao perceber que elas estavam com fome decidiu amamentá-las.

Rômulo e Remo de Peter Paul Rubens (Museus Capitolinos, Roma). http://upload.wikimedia.org/ Acesso em 27.02.12
Fausto, um pastor que morava em uma cabana nas redondezas do Tibre, um dia passeando pela margem do rio viu a cena da loba com os meninos e chocado voltou correndo para casa para contar para sua esposa Aca Larência. Juntos, Fausto e Larência voltaram ao local e comovidos com a cena resolveram levar os meninos para sua humilde cabana onde a partir de então começaram a criá-los. Na realidade acredita-se que a lendária loba era a própria Larência já que existe uma versão que diz que ela era uma prostituta e as prostitutas era chamadas de "lupa" pelos romanos (que em português significa loba).

Ao descobrirem suas origens, Rômulo e Remo conseguiram derrubar seu tio-avô do trono e devolvê-lo ao avô Numitor. Com a permissão do avô, os irmãos deixaram a cidade de Alba Longa e decidiram fundar uma nova cidade perto do rio onde eles cresceram. Como não conseguiam entrar em um acordo sobre onde a cidade seria fundada, como seria chamada e quem a reinaria já que eram gêmeos e não se sabia qual dos dois era o mais velho, decidiram deixar a escolha nas mãos dos Deuses. Juntos decidiram que venceria aquele que avistasse o maior número de pássaros e dessa forma os Deuses fariam com que aparecesse mais pássaros ao escolhido. Sendo assim, cada um se dirigiu  ao local onde gostaria de fundar a cidade, Remo ao Monte Aventino e Rômulo ao Monte Palatino. Rômulo acabou sendo o escolhido e em 21 de abril de 753 a.C. fundou a nova cidade, decidindo chamá-la de Roma.

Ao marcar os limites da nova cidade com a construção de um muro, ninguém mais poderia ultrapassá-lo sem a autorização de Rômulo pois seria uma grande ofensa a ele e aos Deuses. Remo que ficou com muita inveja do irmão, para afrontá-lo subiu no muro e com um salto conseguiu invadir a cidade. Sorrindo exclamou em voz alta - Guarda com'è facile! (Olha como é fácil!) zombando do irmão e da cidade que ele havia fundado. Rômulo muito revoltado declarou que qualquer pessoa que ofendesse Roma deveria morrer, o que acabou acontecendo com Remo que foi morto pelas mãos do próprio irmão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário