sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina 2007 - Parte III


PUNTA DEL ESTE

Seguimos para o sul pela Rota 9 até chegar no Parque Nacional de Santa Teresa que faz parte da cidade de Castillos e que ganhou esse nome pois abriga a Fortaleza de Santa Teresa, um dos Patrimônios históricos e culturais uruguaios.

A região é muito procurada por famílias que gostam de acampar, pescar e até por surfistas que gostam de pegar onda em La Paloma, Santa Teresa e Punta del Diablo.

A nossa passagem pelo parque foi muito rápida, só descemos para ver a fortaleza por fora.

Fortaleza de Santa Teresa vista de cima.
Disponível em http://www.blogviajesyturismo.com/historia-del-uruguay 
Acesso em 29.07.11
Ficamos impressionados com o tamanho da Fortaleza! Ela foi construída pelos portugueses em 1762, quando o sul do continente americano estava sendo disputado por Portugal e Espanha. Em 1763 foi conquistada pelos espanhóis que terminaram de construí-la. Em 1811 foi reconquistada pelos portugueses, mas em 1828 oficialmente se tornou uruguaia junto com o surgimento da República Oriental do Uruguai.

Parte da Fortaleza ao fundo
Monumento ao General Leonardo Oliveira que venceu os portugueses e 
conquistou a fortaleza em 1825
Detalhe do monumento
A fortaleza hoje abriga um museu militar, onde é possível visitar a Casa do comandante, a sacristia, sala do capelão, o ferreiro, os estábulos e da Capela. Há também um museu com modelos de diferentes forças do Uruguai, uma coleção de armas e uma reconstrução da cozinha onde os alimentos eram preparados para as tropas, deve ser muito interessante. 

Continuamos a nossa viagem rumo a Punta del Este ainda pela Rota 9 pois pela Rota 10 levaria mais tempo (segundo o que vimos pela internet). A viagem foi super rápida e a estrada é muito tranquila, logo chegamos em Punta, um dos balneários mais luxuosos da América do Sul.

Disponível em
http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/puntadeleste_index.jhtm 
Acesso em 30.07.11
O visual chegando em Punta é de tirar o fôlego e o clima aquele dia ajudou muito, estava perfeito. Peguei algumas fotinhos aéreas na internet para colocar aqui.

La Península. Disponível em
http://www.chihuahuaresort.com/gallery/punta-del-este/attachment/382-punta-del-este-7/ 
Acesso em 29.07.11
Disponível em
http://www.fenixtur.com.br/Pacote_detalhes.aspx?pac=754 
Acesso em 29.07.11
Porto de Punta del Este. Disponível em
http://www.construpages.com/nl/noticia_nl.php?id_noticia=1174&language=en 
Acesso em 29.07.11
Punta del Este é uma península (uma porção de terra cercada por água em quase todos os lados) banhada a oeste pelo Rio de la Plata e a leste pelo Oceano Atlântico. A parte banhada pelo rio é uma grande baía de águas calmas e areia grossa formada por praias como Mansa, Pastora, Marconi, Cantegril, Delicias e Pinares, além do Porto. Já na parte leste, com águas muito mais agitadas, encontra-se a famosa Playa Brava, a Ingleses, El Emir, Chiverta, San Raphael e Draga. 

Antes de começar o nosso tour fomos direto para o hotel onde reservamos um quarto por três noites, o Bonne Etoile Hotel que fica bem pertinho do rio, da praia, do Porto e da Avenida Gorlero, uma ótima localização. 

A cidade é muito famosa por atrair celebridades e a high society da região, sendo comparada por muitos com destinos badaladíssimos como Ibiza, Miami e St. Tropez localizada na Côte d'Azur, o litoral do sul da França banhado pelo Mar Mediterrâneo.

Depois que fizemos o check-in fomos logo em um restaurante comer a famosa parrillada, a comida predileta dos uruguaios, um prato com diferentes cortes de carnes e vísceras. A palavra vem de parrilla que significa grelha e as principais diferenças da parrillada para o nosso churrasco é a raça de gado utilizada, os cortes e a forma como as carnes são assadas: geralmente utiliza-se lenha ao invés de carvão, a lenha é queimada em um local separado e só depois de bem queimada é colocada em baixo da parrilla para evitar o contato constante da carne com a fumaça, a carne é salgada com sal refinado e somente no momento de virá-la e a grelha fica bem próxima da fonte de calor.

Parrillada, prato típico uruguaio. 
Disponível em http://lapasiva.paros.uni5.net/includes/pratos.asp 
Acesso em 07.08.11
A nossa não era tão apetitosa quanto a da foto acima mas era bem parecida principalmente em relação a ter mais vísceras como intestino e rim do que carne, mas foi por puro erro de comunicação, quem quiser pedir a parrillada só com carnes sempre encontrará essa opção, é só pedir sin interiores ou sin achuras. Em alguns restaurantes se chama asado ou parrillada especial.

Do lado da nossa mesa tinha um casal de mineiros muito simpático que estava fazendo um cruzeiro de lua de mel e aproveitamos para pedir para tirarem uma foto nossa.

 

Iniciamos o nosso passeio pelo lado leste da península, fomos conhecer um pouco da Playa Mansa e algumas ruazinhas alí perto.

Playa Mansa, Punta del Este
Tanto as praias banhadas pelo rio quanto as banhadas pelo mar eram muito bem cuidadas e limpinhas e na época que fomos estavam bem vazias e tranquilas.

 


Mais uma foto tirada por brasileiros... era só um brasileiro pedir para tirarmos uma foto que aproveitávamos para fazer o mesmo.


Caminhando pela costa encontramos esses bebedouros feitos com tocos de madeira, uma graça!!!


Em cada cantinho da cidade via-se muitas casas e edifícios luxuosos e naquela época era nítido ver como a cidade estava ainda em crescimento, muitos terrenos a venda e muitos prédios e condomínios em construção.

Uma das muitas ruas com prédios luxuosos de frente para o rio

Uma das paixões do Gu
No dia seguinte fomos conhecer o porto da cidade, um local muito turístico e bem estruturado com bares, restaurantes, opções de passeios de barco e os famosos lobos marinhos.

Lobos Marinhos do Porto
Porto de Punta del Este
Um dos passeios de barco mais procurados é para a Ilha dos Lobos (Isla de los Lobos) que fica a 11 km da costa. A Ilha abriga a maior colônia de Lobos Marinhos da América do Sul e é possível ficar bem pertinho deles.

Isla de los Lobos, Punta Del Este. Disponível em
http://www.itrip.com.br/dicas/punta-del-este-uy/ilha-dos-lobos-5538 
Acesso em 07.08.11
Saindo do Porto fomos até o farol de Punta del Este, um farol de 1860 construído com terras vulcânicas trazidas de Roma e com cristais trazidos da França para fazer o sistema de iluminação.

Farol de Punta del Este
Outro ponto turístico muito visitado é a grande escultura na areia da badalada Playa Brava conhecida como a mão do afogado que marca o encontro do rio com o mar e representa a presença do homem surgindo na natureza.

La Mano do escultor chileno Mario Irarrazabal
Voltando para o lado oeste da península passamos pelo Hotel Conrad, um luxuoso hotel-cassino localizado na avenida à beira-mar. Para quem tem gosto pelos jogos de azar é parada obrigatória.

Hotel Conrad, Punta del Este. Disponível em
http://www.excellencetravel.com.br/tag/conrad-punta-del-este/ 
Acesso em 08.08.11
Depois de andar o dia inteiro não poderíamos deixar de passar em uma confeitaria para experimentar os maravilhosos doces uruguaios. O nosso preferido foi o Milhojas ou rogel de dulce de leche.

Milhojas ou Rogel de dulce de leche
Disponível em http://www.postresonline.net/page/42 
Acesso em 08.08.11
Aproveitamos o sol do dia seguinte e fomos para a Playa Mansa bem cedinho antes de irmos para Punta Ballena e para a Casapueblo.


Claro que não podia faltar o chimarrão...


Punta Ballena é bem pertinho de Punta del Este, apenas 18 km de distância. É um lugar imperdível pois além de abrigar a Casapueblo, é possível admirar uma vista incrível da praia Portezuelo no mirante na estrada.

Vista da praia de Portezuelo
A Casapueblo é uma das principais atrações da região, não apenas por ser museu e galeria de arte mas principalmente pela sua curiosa arquitetura idealizada pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró.

A "Escultura para viver", como é chamada pelo próprio Vilaró, começou com uma casinha de lata (chamada de "A Pioneira") construída em 1958 para servir de ateliê ao artista mas com o passar do tempo a casa foi aumentando e a estrutura de lata foi sendo coberta de cimento e cal, dominando o penhasco onde está localizada. Sem linhas retas e com todo o seu encanamento e tubulações em relevo, a Casapueblo foi construída em etapas para se assemelhar aos ninhos criados pelo pássaro João de Barro.

Casapueblo, Punta Ballena. Disponível em
http://hem.bredband.net/b226791/uruguays.htm 
Acesso em 11.08.11

Detalhe na entrada da Casapueblo
O símbolo da Casapueblo é uma espécie de sol azul, provavelmente para refletir o amor do artista pelo sol e a sua crença de que ele faz parte do sol, além de simbolizar o espetáculo que o sol oferece naquele penhasco. 

No museu há um pequeno cinema onde é possível assistir a um vídeo que conta diversas fases da vida do artista que já fez de tudo um pouco em sua vida: pintor, escultor, arquiteto, cineasta, escritor e ceramista.


Vinícios de Moraes e Vilaró eram amigos muito próximos e o que muitos não sabem é que a Casapueblo inspirou Vinícios a compor a música "A Casa" para os seus netos, aquela famosa canção infantil que conta sobre uma casa muito engraçada que não tinha teto não tinha nada...  Porém poucos conhecem a sequência original...


"Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede, porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali, mas era feita com pororó, era a casa de Vilaró".


Hoje a Casapueblo abriga também um hotel com 70 quartos que oferece aos seus hópedes piscinas, spa, restaurante, mirante e de presente um maravilhoso pôr-do-sol com uma cerimônia toda especial que conta aos hóspedes a relação do artista com o sol em uma gravação feita por ele mesmo. Uma curiosidade é que os quartos do hotel foram batizados com o nome dos primeiros hóspedes de Vilaró como Pelé, Robert de Niro, Vínicios de Moraes e Brigitte Bardot.


Infelizmente o nosso tempo era curto e depois de conhecermos o maravilhoso mundo de Vilaró só tivemos tempo de conhecer a Puente Leonel Vieira e a badalada Avenida Gorlero. 

A famosa ponte ondulada em forma de "M" é realmente incrível! Tivemos que passar umas 4 vezes pela ponte porque o friozinho na barriga que dá é uma delícia! Para quem estiver de carro vale a pena passar por alí, e mais de uma vez!!

Puente Leonel Vieira, Punta del Este
Por fim, terminamos o nosso passeio por Punta na Avenida Gorlero, a principal via da cidade onde estão concentrados os melhores restaurantes, bares, hotéis e as lojas mais requintadas. Tanto de dia quanto de noite está sempre cheia de turistas.

Avenida Gorlero, Punta del Este
A nossa passagem por Punta foi muito breve mas mesmo assim foi inesquecível. Com certeza voltaremos!! Próxima parada: Colonia del Sacramento!!!


Links, dicas e +info:
Informações úteis Uruguai
  • Moeda: Pesos Uruguaios (1,00 BRL = 11,50 UYU aprox.). Ver Cotação
  • Capital: Montevidéu BR / Montevideo ES
  • DDI: 598 / Punta del Este: 42
  • Telefones úteis: Emergências 911 ou 108 (*108 a partir do celular) / Sede Central da Policia Caminera (Rodoviária) em Montevidéu 1954 / fora de Montevidéu 02 1954.
  • Consulado-Geral do Brasil em Montevidéu: Calle Convención, 1343 - 6° piso - Tel. (02) 902 1712 - (02) 900 6282 - (02) 901 1460 - Plantão: 094 415352
  • Documentos necessários para entrar e circular no país de carro: Carta de identidade ou passaporte válidos;  CNH; documentos de propriedade do veículo ou procuração por instrumento público ou particular com firma reconhecida autorizando o motorita a conduzir o veículo, no caso de o motorista não ser o proprietário do mesmo (a procuração poderá ser dispensada se o motorista for familiar direto como filho(a), cônjuge, pai ou mãe do proprietário e se este estiver presente no mesmo veículo, viajando como passageiro); Carta Verde; Cartões de Entrada que são entregues pelas autoridades na entrada do país e que devem ser devolvidos na saída.
  • É obrigatório o uso de farol baixo nas cidades e estradas mesmo de dia.
  • Os pedágios podem ser pagos também em reais, dólares e pesos argentinos.
  • Agência de Turismo e Viagens (para reserva de hotéis, passeios, transfers e aluguel de carros): http://www.indooruruguay.com/home
Carta Verde
  • Documentos necessários para a retirada da Carta Verde: Documento do veículo, RG do Proprietário do veículo e pagamento da taxa de acordo com o n. de dias do seguro.
  • Onde pagar a taxa: Agência do BB, Caixa Econômica Federal ou corretoras de seguros.
  • Maiores informações para retirada da Carta Verde: http://mercosul.ufpel.edu.br/informacoes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário