domingo, 18 de setembro de 2011

Gubbio

ATENÇÃO PESSOAL! ESTE POST FOI ESCRITO EM 2011 E NÃO HOUVE ATUALIZAÇÃO DESDE ENTÃO:( 
ESPERO QUE AJUDE MESMO ASSIM

De todas as cidades que conhecemos na Itália, Gubbio é com certeza uma das mais encantadoras, talvez porque não esperávamos tanto dessa cidade antes de conhecê-la e ao chegarmos lá tivemos uma grande surpresa.

O que nos levou até Gubbio foi uma professora de língua e cultura italiana da Università per Stranieri di Perugia, uma cidadã eugubina que de tanto falar sobre a sua cidade natal acabou despertando em nós uma enorme curiosidade.

Gubbio está localizada na região de Umbria e fica a mais ou menos 40 km de Perugia, fazendo parte de sua província.

Localização de Gubbio na Umbria (fonte)
Localização de Gubbio no mapa da Itália (fonte original)

As mais antigas descobertas arqueológicas na região da cidade de Gubbio datam do período da idade da pedra polida, ou o período neolítico, que vai do décimo milênio ao terceiro milênio a.C., mas a descoberta mais importante foi as Tábuas Eugubinas (III a I século a.C.), um conjunto de sete tábuas de bronze descoberto por volta da metade do século XV onde está inscrito o maior texto sobrevivente em língua umbra, o que comprova a povoação da região pelos umbri, o mesmo povo que se instalou em Assisi nos séculos IX e VIII a.C.

Durante as guerras ocorridas no início da expansão do império romano, Gubbio se manteve neutra e por isso em 295 a.C. se tornou apenas uma aliada dos romanos e só foi se tornar cidade romana em 89 a.C., época em que foi construído o municipium. Após a queda do Império Romano, em 552 foi invadida e destruída pelos Ostrogodos (uma das ramificações dos godos, um povo germânico) e reconstruída posteriormente pelos Bizantinos (Império Romano do Oriente) dessa vez ao longo do Monte Ingino e não mais na região de planície. Em 772 foi dominada pelos lombardos e posteriormente passou a fazer parte dos Estados Pontifícios até ser incorporada ao Reino da Itália em 1860.

Gubbio vista do Teatro Romano. Foto disponível em http://www.viagginrete-it.it/ acesso em 17.09.11
Apesar de não ser tão conhecida pelos turistas, Gubbio é bastante familiar para aqueles que adoram um seriado italiano já que é lá que a série televisiva Don Matteo é gravada. A série que está no ar desde 2000 e iniciou a sua 8° temporada em 2011, é um misto de suspense e comédia tendo como personagem principal um sacerdote da igreja San Giovanni di Gubbio, interpretado pelo ator italiano Terence Hill, que ajuda a polícia local a desvendar os crimes na cidade. Quem quiser pode acompanhar a série pela Rai 1 ou pelo youtube. Abaixo uma parte do 13° episódio da 7° temporada "Mete Ambiziose" (Metas Ambiciosas):


O nosso passeio por Gubbio começou no mesmo local onde o episódio do vídeo acima começa, na Piazza Quaranta Martiri, a parada final do ônibus interurbano para quem vem de Perugia.

Sugestão de Percurso - Parte 1
A - Piazza Quaranta Martiri
B - Chiesa di San Francesco
C - Logge dei Tiratori
D - Chiesa di Santa Maria dei Servi
E - Statua di Sant'Ubaldo
F- Porta Romana e Chiesa di Sant'Agostino




A Piazza Quaranta Martiri é dedicada às 40 vítimas de uma represália nazista ocorrida em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Na mesma praça há um monumento em homenagem a todos os cidadãos de Gubbio mortos na guerra.

Piazza Quaranta Martiri, Gubbio 2009

Monumento ai Caduti di Gubbio nella Grande Guerra, Gubbio 2009
Ainda na praça à esquerda do monumento encontra-se a Chiesa di San Francesco dedicada a São Francisco de Assis. Essa igreja é um dos motivos pelo qual Gubbio é tão visitada por religiosos e devotos a São Francisco já que foi em Gubbio que, após deixar a casa de seu pai, ele se refugiou e foi acolhido pela família Spadalonga. Foi nesta cidade que ocorreu o famoso episódio em que São Francisco salvou a população de um terrível lobo que assombrava a todos. Construída na metade do século XIII, a igreja está localizada onde anteriormente encontrava-se a residência dos Spadalonga.
Igreja de São Francisco em Gubbio. Foto disponível em http://it.wikipedia.org/ acesso em 17.09.11
Já à direita do monumento encontra-se a Logge dei Tiratori, um edifício que antigamente abrigava o hospital de Santa Maria. Erguido em 1326 pela fraternidade Santa Maria, em 1505 foi nomeado Hospital Grande e ficou ativo até 1628. Na metade do século XV em cima do hospital foi construído pelos tecelões de lã uma área coberta que servia para estender os tecidos produzidos pelos mesmos para que adquirissem o tamanho ideal, por isso o nome Logge dei Tiratori já que o verbo tirare significa alongar, estender, puxar.

Logge dei Tiratori, Gubbio. Foto de Kerrick (Renato P.) disponível em http://www.panoramio.com Acesso em 18.09.11
Seguindo pela Via della Repubblica à direita da Logge dei Tiratori, começamos a subir e entrar na cidade. Como não a conhecíamos bem fomos simplesmente seguindo o mapa turístico e fazendo o nosso próprio trajeto. Pegamos a Corso Giuseppe Garibaldi e passamos em frente à Chiesa di Santa Maria dei Servi onde há um relógio solar em sua fachada.

Corso Giuseppe Garibaldi, Gubbio 2009

Chiesa Santa Maria dei Servi em Gubbio. Foto disponível em https://www.globaltrust.it/ Acesso em 18.09.11

Relógio solar da Chiesa Santa Maria dei Servi em Gubbio, 2009 (arquivo pessoal)
Continuando pela mesma rua chegamos na belíssima e enorme estátua de Santo Ubaldo, bem no final da rua. Ubaldo (1084 - 1160) foi bispo de Gubbio durante 31 anos e em 1192 foi canonizado pelo Papa Celestino III. Hoje é o padroeiro de Gubbio que abriga a sua basílica na parte alta da cidade. O evento folclórico mais conhecido e um dos mais antigos da região, a Festa dei Ceri ou também conhecido como Corsa dei Ceri, é realizado em Gubbio homenagem a ele.

Estátua de Santo Ubaldo, Gubbio 2009
A festa é celebrada desde 1160 (ano da morte do santo) no dia 15 de maio, dia da vigília de sua morte. Naquele ano diversos devotos fizeram uma procissão com uma grande "luminária" de cera (como uma grande vela) até o Monte Ingino. Com o passar do tempo a grande vela começou a ficar pesada demais para ser carregada e por volta dos anos 1500 foi substituída por três estruturas de madeira de 4 metros de altura que mesmo após diversas reestruturações, sobreviveram até os dias de hoje. Existe uma outra versão que explica a origem da festa mas essa é a mais divulgada. Cada uma das ceri (estruturas de madeira) carregam no topo uma estátua, a de Sant'Ubaldo, San Giorgio e de Sant'Antonio e durante o ano todo ficam armazenadas na Basilica di Sant'Ubaldo.

Festa dei Ceri, Gubbio. Foto disponível em http://www.canonclubitalia.com Acesso em 18.09.11
As ceri são carregadas por grupos de ceraioli e para ser um ceraiolo é necessário ser um cidadão eugubino e ser eleito pela população o que é uma verdadeira honra para os escolhidos. No dia da festa toda a cidade é acordada às 6h da manhã com tamborins e badaladas e após diversas atividades a corrida inicia-se as 18h seguindo 4 etapas até o seu destino final, a Basilica di Sant'Ubaldo. O objetivo é que a ceri com a estátua do padroeiro da cidade chegue primeiro fechando os portões da basílica e deixando as demais ceri do lado de fora.

Passamos pela estátua e seguimos em direção à Porta Romana que nos levou até a Chiesa di Sant'Agostino, uma igreja construída na metade do século XIII que em seu pátio interno abriga uma pequena exposição de um presépio permanente.

Porta Romana, Gubbio 2009

Chiesa di Sant'Agostino, Gubbio. Foto disponível em http://www.geosearch.it/ Acesso em 18.09.11

Presépio permanente na Igreja de Santo Agostinho em Gubbio, 2009 (arquivo pessoal)
Saímos da igreja e seguindo as placas fomos até a estação baixa do teleférico (Funivia Colle Eletto) que leva até a parte mais alta da cidade onde fica a Basilica di Sant'Ubaldo.

Stazione Funivia Colle Eletto, Gubbio 2009

Funivia Colle Eletto, Gubbio. Foto disponível em http://www.funiviagubbio.it Acesso em 18.09.11
Chegando na estação alta do teleférico é necessário subir uma pequena parte a pé até chegar na basílica. A Basilica e Convento di Sant'Ubaldo começou a ser construída em 1513 no mesmo local onde anteriormente havia uma pequena igreja também construída em homenagem ao santo. Em frente a igreja há um belíssimo pátio com uma cisterna bem no meio que hoje está desativada.

Pátio da Basilica e Convento di Sant'Ubaldo, Gubbio 2009
Em seu interior no altar principal está a mais recente urna de bronze dourado com o corpo do santo. É possível ver também as duas urnas anteriores, uma do século XIII e outra dos anos 1700. As ceri utilizadas na Festa dei Ceri também estão lá expostas na igreja (exceto no período próximo ao evento).

Urna com o corpo de Sant'Ubaldo, Gubbio 2009 (arquivo pessoal)

As Ceri da Festa dei Ceri di Gubbio. Foto disponível em http://www.calino.it/Acesso em 18.09.11
Depois de conhecer a basílica e antes de descer aproveitamos para almoçar no Restaurante Funivia que fica da estação alta do teleférico. 

Descendo para a estação baixa da funivia voltamos para a Porta Romana e de lá seguimos para a Via 20 settembre onde começou a segunda parte do nosso passeio.

Sugestão de Percurso - Parte 2
A - Porta Romana
B - Palazzo dei Consoli
C - Chiesa di San Giovanni
D - Teatro Romano
E - Piazza Quaranta Martiri onde fica o ponto de ônibus.







O Palazzo dei Consoli é o edifício que mais chama a atenção logo quando se chega em Gubbio. O complexo onde está localizado na verdade é composto pelo Palazzo dei Consoli, o Palazzo del Pretorio e a grande praça suspensa entre os dois. O Palazzo dei Consoli é sede da pinacoteca e do museu arqueológico da cidade que abriga as famosas Tábuas Eugubinas, enquanto que o Palazzo del Pretorio abriga a prefeitura da cidade.

Palazzo dei Consoli (à esq.) e Palazzo del Pretorio (a dir.) em Gubbio. Foto disponível em  http://www.gto-travelorganization.com Acesso em 18.09.11

Tábuas Eugubinas. Foto disponível em http://www.farneti.it/ Acesso em 18.09.11
Nossa próxima parada foi a Chiesa di San Giovanni construída no século XIII em uma linda praça. A fachada e a torre do sino que é considerada a mais bonita da cidade, são em estilos românico. É essa a igreja de Don Matteo, o personagem principal do seriado italiano comentado no início deste post.

Chiesa di San Giovanni, Gubbio. Foto disponível em http://www.tripadvisor.it Acesso em 18.09.11
Para terminar o nosso passeio descemos até a Piazza Quaranta Martiri e de lá seguimos até o Teatro Romano de Gubbio. O Teatro foi construído na metade do século I a.C. e ainda hoje é possível ver restos dele. Na época em que foi construído era o segundo maior teatro romano, só perdendo para o Teatro Marcello em Roma (também parcialmente conservado até hoje). Com 70 m de diâmetro, abrigava até 6.000 expectadores. Infelizmente no período em que Gubbio estava sob domínio dos lombardos e na Alta Idade Média o teatro foi muito danificado e muitas de suas pedras foram utilizadas para reconstruir alguns edifícios destruídos na cidade pelas diversas invasões sofridas. Hoje o local é utilizado durante o verão para apresentações musicais e de óperas.

Teatro Romano, Gubbio 2009

Teatro Romano, Gubbio 2009

Teatro Romano, Gubbio 2009

 ________________________________________________________________________________

Links dicas e +info

Não deixe de comer:
  • Além dos pratos típicos umbros como os Stringozzi (um típico spaghetti umbro) e os pratos a base de tartufo e funghi, não deixe de experimentar a crescia al panaro com salames locais (um pão/focaccia típico de Gubbio), as carnes assadas na brasa, o azeite de oliva, os queijos, e os vinhos umbros.
Curiosidades:
  • Durante o natal em Gubbio  uma enorme árvore de natal é montada ao longo do Monte Ingino, e esta é considerada a maior árvore de natal do mundo. Visite o site da Árvore de Natal de Gubbio.
Como chegar:
  • De carro: Para quem vem do norte (ex. Milão) pegar a A1 sentido Tangenziale Ovest/Bologna, sair em Arezzo e prosseguir para Città di Castello - Gubbio. Para quem vem do sul (ex. Roma) pegar a A1 sentido Firenze e sair em Orte em direção Perugia-Cesena até a saída para Gubbio.
  • De ônibus (partindo de Perúgia): pegar o ônibus da linha E001 na estação de ônibus interurbanos na Piazza Partigiani em Perúgia. O ônibus leva até a Piazza Quaranta Martiri em Gubbio. Para consultar horários e preço visite o site da APM.
  • De Avião: O aeroporto mais próximo é o de Perúgia (Aeroporto Internazionale di Sant'Egidio) que fica a 45 km de Gubbio. Pegue o ônibus da linha Z1 que parte do aeroporto e vá até a Piazza Italia. De lá, desça pela escada rolante que leva até a Piazza Partigiani onde é a estação de ônibus interurbanos e pegue o ônibus da linha E001.
  • De Trem: A Estação de trem mais próxima de Gubbio se chama Stazione di Fossato di Vico - Gubbio mas só vale a pena ir de trem para quem chega do sul (Ex. Roma) mas chegando na estação de trem é necessário pegar um ônibus que leve ate Gubbio (aprox. 18 km). Para quem vem do norte a opção é ir de trem até Perúgia e lá pegar um ônibus interurbano.
  • Para consultar horários e preços dos bilhetes de trem consulte a página da Trenitalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário