terça-feira, 11 de outubro de 2011

Spoleto

ATENÇÃO PESSOAL! ESTE POST FOI ESCRITO EM 2011 E NÃO HOUVE ATUALIZAÇÃO DESDE ENTÃO:( 
ESPERO QUE AJUDE MESMO ASSIM

Nossa última passagem pela Úmbria (Itália) foi em abril de 2011 junto com os pais do Gu e apesar de ter sido breve conseguimos visitar uma cidade muito recomendada por várias pessoas, Spoleto.

Ponte delle Torri, um dos cartões postais de Spoleto, Itália 2011 (arquivo pessoal)
Localizada no sul da Úmbria, Spoleto é uma cidade medieval que durante a Idade do Ferro, entre os séculos IX e VII a.C., foi um dos principais centros habitados pelos umbri, o mesmo povo que se instalou em Assisi entre os séculos IX e VIII a.C. e em Gubbio entre os séculos III a I a.C.

Localização de Spoleto no mapa da Itália (fonte original)
A sua história é bem parecida com a de outras cidades da região, mas foi no período da invasão dos Lombardos, por volta do ano 568, que Spoleto destacou-se e foi escolhida para ser a capital de um dos principais Ducados da Itália, o Ducado de Spoleto, passando a influenciar politicamente todo o território centro-meridional da Itália. Com a queda dos Lombardos, seu domínio passou a ser dos Francos com uma certa influência dos papas e bispos que aos poucos foram chegando e tentando ganhar o território até que em 1230 Spoleto deixou de ser Ducado e tornou-se domínio papal. Posteriormente passou ainda pelo domínio Napoleônico em 1805, voltou para o domínio papal em 1814 e por fim passou a fazer parte do Reino de Sardenha em 1860 pouco antes da unificação da Itália.

Como a maioria das cidades da região, Spoleto cresceu ao longo de uma colina, a Sant'Elia, e seu ponto mais alto está a quase 400 m do nível do mar, portanto é cheia de ladeiras e ruelas. Para quem estiver só de passagem o ideal é deixar o carro na parte baixa da cidade e pegar as esteiras rolantes que levam até o elevador que dá acesso ao centro. 

As esteiras fazem parte do projeto "Mobilidade Alternativa" de 1996 que, buscando eliminar a circulação de automóveis no centro histórico da cidade, criou os percursos mecanizados que incluem elevadores, esteiras e escadas rolantes ligando os estacionamentos localizados fora do centro histórico aos pontos turísticos mais visitados. Para nós que estávamos com pouco tempo para visitar a cidade a esteira rolante foi uma mão na roda.

Percurso de esteiras rolantes de Spoleto, 2011
Chegando de carro pela Rodovia SS3 entramos pela Via Giacomo Matteotti e seguimos as indicações para o estacionamento da parte baixa da cidade. De dentro do estacionamento já tínhamos acesso às esteiras rolantes e logo já estávamos na parte mais alta da mesma rua. Saímos do elevador e seguimos em direção à Piazza della Libertà onde há um ponto de informações turísticas, ótimo para pegar dicas, informações e mapas.

Piazza della Libertà, Spoleto. Foto disponível em http://www.paesionline.it/ Acesso em 10.10.11
Da Piazza della Libertà já se tem uma linda vista do Teatro Romano através de uma das grades do muro atrás de uma banca de revistas e ao lado do restaurante Canastra.

Teatro Romano, Spoleto. Foto disponível em http://www.realizzazione-siti-internet-web.com/ Acesso em 10.10.11
O Teatro Romano foi construído no século I d.C. e mesmo depois de passar por diversas restaurações ainda conserva algumas partes originais como as duas primeiras fileiras da arquibancada. Sua descoberta deu-se somente em 1891 já que com o passar do tempo foi sendo coberto por outras construções e até então somente uma parte dele era visível dando a impressão de ser apenas um antigo edifício termal. Quem passar por Spoleto durante o verão pode aproveitar para assistir a um dos diversos espetáculos e apresentações musicais que são realizados nesse lindo cenário.

Teatro Romano de Spoleto, 2011 (arquivo pessoal)
Teatro Romano de Spoleto, 2011 (arquivo pessoal)
Para chegar até o teatro seguimos pela Corso Giuseppe Mazzini e descemos por uma rua estreita que leva até o Museo Archeologico Statale (aberto todos os dias das 08h30 às 19h30 exceto 01/01, 01/05 e 25/12 - ingresso € 4,00 com direito a visitar o museu e o teatro romano).

Via Sant'Agata, Spoleto - 2011
O museu está localizado no complexo de Sant'Agata onde antigamente era um convento e fica do ladinho do teatro romano sendo o ingresso dos dois o mesmo. Nele estão expostos objetos provenientes de escavações realizadas na região e materiais que documentam o processo de formação do centro da cidade ao longo dos anos.

Voltando pela Corso Giuseppe Mazzini continuamos caminhando até chegarmos em uma praça que através de uma longa escadaria nos levou até a Piazza del Duomo.

Piazza del Duomo, Spoleto. Foto de Roberto disponível em http://flickriver.com/ Acesso em 10.10.11
O Duomo ou a Cattedrale di Santa Signora Assunta é um edifício em estilo românico do século XII localizado em uma ampla praça onde são realizados os principais eventos da cidade. Dentro há uma série de afrescos do artista florentino Filippo Lipi de 1600 e na Capela Eroli alguns de Pinturicchio.

Duomo di Spoleto, 2011 (arquivo pessoal)
Saindo da Piazza del Duomo fomos em direção ao monumento símbolo da cidade, a Ponte delle Torri que liga a Rocca Albornoziana e o Fortilizio del Mulino, uma belíssima ponte de 80m de altura e 230m de comprimento construída no final do século XIII com dupla função, a de ligação entre a montanha Monteluco e a colina Sant'Elia e a de aqueduto para conduzir água da montanha até a cidade. O caminho para chegar até a ponte circundando a Rocca Albornoziana é simplesmente bárbaro!!

Spoleto, 2011
Ponte delle Torri, Spoleto 2011 (arquivo pessoal)
Ponte delle Torri, Spoleto 2011 (arquivo pessoal)
Depois dessa belíssima paisagem fomos em direção à Piazza del Mercato onde antigamente ficava o Fórum Romano. No caminho fomos passando por diversas ruas bem características e bem estreitas e como estávamos caminhando meio sem rumo dava vontade de se perder cada vez mais para encontrar sempre uma rua nova.

Uma das ruas bem características de Spoleto, 2011 (arquivo pessoal)
Spoleto 2011 (arquivo pessoal)
Spoleto 2011 (arquivo pessoal)
Um dos edifícios mais interessantes da Piazza del Mercato é o edifício da Fonte di Piazza construído entre os anos 1746 e 1748 pelo arquiteto romano Costantino Fiaschetti.

Fonte di Piazza, Spoleto 2011 (arquivo pessoal)
Após algumas voltas pelo centro fomos para o nosso hotel que ficava na parte baixa da cidade, mas do lado contrário de onde tínhamos estacionado o carro. O Hotel Clarici foi uma ótima escolha pois além de ser muito confortável e com preço acessível, tínhamos uma linda vista da Rocca Albornoziana da janela do nosso quarto (para quem não estiver de carro talvez não seja a melhor opção).

Vista do quarto do Hotel Clarici: Piazza della Vittoria e ao fundo no alto a Rocca Albornoziana, 2011 (arquivo pessoal)
No dia seguinte acordamos bem cedo e antes de partirmos conseguimos ainda visitar a Rocca Albornoziana (aberta de terça a domingo das 08h30 as 19h30 - ingresso a € 7,00), uma fortaleza construída entre os anos 1359 e 1370. Para chegar até a Rocca pegamos um outro percurso mecanizado, o das escadas rolantes que começa perto do estacionamento "Tiro a Segno" e leva direto até lá.

Início do percurso de escadas rolantes da Rocca Albornoziana, Spoleto 2011
O edifício fazia parte de um projeto do Papa Inocêncio VI que, com a construção de uma série de fortalezas em cidades estratégicas, buscava restabelecer a sua autoridade e deixar evidente a presença e o poder da igreja na região. Para isso, o papa enviou o cardeal espanhol Albornoz à Spoleto para acompanhar a construção da mesma que por fim acabou sendo nomeada Albornoziana em sua homenagem.

Rocca Albornoziana, Spoleto. Foto disponível em http://www.discovertuscany.com/ Acesso em 11.10.11
O edifício serviu de residência a diversos governadores pontífices e papas e até mesmo Lucrécia Borgia, uma das mulheres mais famosas e mais polêmicas do renascimento italiano passou por lá entre 1499 e 1502 durante o seu governo. Em 1700 a Rocca foi abandonada e somente em 1817 voltou a ter alguma função, passou a ser utilizada como prisão ficando assim até 1982. Hoje abriga o Museu Nacional do Ducado de Spoleto.

Vista da Rocca Albornoziana, Spoleto 2011 (arquivo pessoal)
Um dos pátios internos da Rocca Albornoziana, Spoleto 2011 (arquivo pessoal)
Nosso passeio por Spoleto terminou na Rocca Albornoziana e de lá seguimos a nossa viagem rumo à Toscana, mas para quem quiser explorar melhor a cidade existem ainda muitos outros pontos interessantes para conhecer, segue alguns deles: 

Ponte Sanguinario: essa ponte é um importante monumento da época romana construída onde antigamente passava o rio Tessino (que com o tempo desviou o ser percurso) e para fazer parte da Via Flaminia. A Via Flaminia foi uma importante estrada no período romano que ligava Roma a Rimini, uma cidade localizada na região da Emilia Romagna. A estrada atravessava diversas cidades e uma delas era Spoleto. Com o passar dos anos e com o surgimento de outras construções a ponte ficou escondida e subterrânea e hoje o que sobrou dela está localizado embaixo da Piazza della Vittoria. O acesso é através de uma escada na própria praça.

Arco di Druso: localizado na Via dell'Arco di Druso atrás da Chiesa di S. Ansano, o Arco di Druso fazia parte da entrada do Fórum Romano que antigamente ficava onde é hoje a Piazza del Mercato.

Arco di Monterone: construído entre os séculos III e II a.C. esse arco foi por muitos séculos a principal porta de entrada da cidade e o mais antigo e melhor conservado. As outras portas são Porta Fuga, Porta Ponzianina e Porta San Lorenzo. O Arco di Monterone está localizado perto do Arco di Druso. 

Torre d'Olio: um monumento bastante representativo de Spoleto que leva esse nome pois era utilizada para jogar óleo quente nos inimigos que tentavam invadir a cidade pela Porta Fuga.

Museu Casa Romana: uma antiga casa romana do século I a.C. encontrada embaixo do prédio da prefeitura de Spoleto que pertencia a Flavia Vespasiana Polla, mãe do imperador Vespasiano (aberto todos os dias das 10h30 às 19h - ingresso a €3,00).

_________________________________________________________________________________

Links dicas e +info

Não deixe de comer:
Crescionda Spolentina (arquivo pessoal)
  • Além dos pratos típicos umbros como os Stringozzi (um típico spaghetti umbro), não deixe de experimentar o aipo, seja ele cru com azeite de oliva ou empanado, os pratos a base de tartufo nero, de trutas do rio Nera e de carne de javali além da crescionda spolentina que é um doce típico feito com ovos, farinha, chocolate, amaretto e anis.
Eventos:
  • O Evento mais famoso da cidade é o Festival dei Due Mondi ou o Spoleto Festival que desde 1958 reúne espetáculos de dança, teatro, concertos, mostra de cinema e outras manifestações artísticas com a participação de artistas do mundo todo. O evento é realizado anualmente entre o final de junho e início de julho.
  • Para quem é do mundo da dança, entre os meses de março e maio acontece em Spoleto a Settimana Internazionale della Danza que anteriormente acontecia em Perugia.
  • Uma ótima oportunidade para degustar e conhecer vinhos de diversas partes da Itália e do mundo é visitar Spoleto durante o evento enogastronomico Vini nel Mondo que geralmente acontece durante a primavera.
Como chegar:
  • De carro: Para quem vem do norte (ex. Milão) pegar a A1 sentido Tangenziale Ovest/Bologna, sair em Valdichiana sentido Perugia-Assisi-Foligno, seguir pela estrada E45 em direção a Spoleto. Para quem vem do sul (ex. Roma) pegar a A1 sentido Firenze, sair em Orte pegando a E45 sentido Terni e depois a SS3 em direção a Spoleto.
  • De trem: Para quem parte de Roma o trem vai direto e a viagem dura apenas 1h30 e custa aprox. € 8,00. Para quem parte do norte provavelmente tem que fazer escala e trocar de trem, basta consultar o site da Trenitalia.
  • De avião: O aeroporto mais próximo é o de Perugia (Aeroporto Internazionale di Sant'Egidio) que fica a 61 km de Spoleto. Pegue o ônibus da linha Z1 que parte do aeroporto e vá até a estação ferroviária Fontivegge em Perugia. De lá pegue um trem até Spoleto que vai direto, a viagem dura 1h com o trem regional e custa em torno de € 5,00.

Um comentário:

  1. Ótimo post Paloma,

    Riquíssimo em conteúdo e imagens.
    Certeza que o blog tem tudo para dar certo.

    Sempre que quiser, volte lá no meu blog de viagens para trocarmos informações.

    Abraço,

    Thiago Cesar Busarello
    Vida de Turista

    ResponderExcluir