segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Perugia


ATENÇÃO PESSOAL! ESTE POST FOI ESCRITO EM 2011 E NÃO HOUVE ATUALIZAÇÃO DESDE ENTÃO:( 
ESPERO QUE AJUDE MESMO ASSIM

Imagem original disponível em http://www.free-italyguide.com/ Acesso em 27.08.11



Perúgia (em italiano Perugia) é uma cidade medieval universitária muito encantadora localizada na parte central da Itália. Capital da região da Umbria, ela está situada em duas colinas, a Colle del Sole e Colle Landone e o ponto mais alto é a 493 m acima do nível do mar, por isso é considerada a cidade italiana a 250 m acima do nível do mar mais populosa. 

Para quem não sabe, Perugia foi a primeira cidade onde o Gu e eu moramos quando chegamos na Itália, por isso temos um carinho muito especial por ela. Não sei se isso torna mais fácil ou mais difícil falar sobre ela pois fomos conhecendo-a com o tempo e se eu fosse escrever tudo aqui seria enlouquecedor. Vou começar com um pouquinho de história...   

Perugia (antigamente chamada de Perusia) foi fundada pelos Etruscos, um povo que durante os séculos VII e VI a.C. dominou a região central da Itália, mais ou menos o que hoje equivale a Toscana, uma parte do Lazio e uma parte da Umbria. Não se sabe ao certo de onde vieram e nem quando chegaram à península, provavelmente entre os anos 1200 e 700 a.C.

Os Etruscos fundaram a Etruria, uma espécie de confederação formada por 12 cidades-estados entre elas Perúgia, Arezzo, Volterra, Fiesole, Cortona, Chiusi, Todi, Orvieto, Veio, Tarquinia e Fescênia.

Em 295 a.C. Perugia, assim como outras cidades da Umbria, foi dominada pelos romanos que seguiram dominando toda a península e se estendendo ao longo dos séculos fundando um verdadeiro império.

Ao longo dos anos a cidade se tornou famosa por diversos aspectos como por exemplo por ser sede de uma das principais e mais antigas universidades italianas, a Università degli studi di Perugia fundada em 1308, e da Università per Stranieri a maior e mais antiga instituição dedicada ao ensino e difusão da língua, história, arte e cultura italiana aos estrangeiros. Como estudei lá não poderia deixar de falar um pouquinho da história da Università per Stranieri di Perugia.

O seu grande idealizador foi Astorre Lupattelli (1867 – 1945), um advogado perugino que por volta de 1921 resolveu colocar em prática um ambicioso projeto que buscava difundir na Itália e no exterior a história, arte e cultura da Umbria. Assim surgiram os primeiros cursos de alta cultura para estrangeiros que até 1926 eram lecionados na Università degli Studi di Perugia na Sala dei Notari, no Palazzo dei Priori.

Em 1927 os cursos ganharam finalmente uma sede com a construção do Palazzo Gallenga Stuart e em 1992 ganhou o título de universidade estadual sendo instituída a Faculdade Italiana de Língua e Cultura e o Departamento de Linguística e Cultura Comparativa. A universidade hoje conta também com outros quatro edifícios localizados em um grande parque de Perugia: Palazzina Prosciutti, Palazzina Lupattelli, Palazzina Orvieto e Palazzina Valitutti, além da Villa la Colombella.

Palazzo Gallenga, sede da Università per Stranieri di Perugia na Piazza Fortebraccio. Foto disponível em http://www.unistrapg.it/ateneo Acesso em 27.08.11
É lá, nessa pequena cidade, onde ocorrem dois dos mais famosos eventos italianos, o Umbria Jazz e o Eurochocolate, sendo o primeiro um festival de música jazz realizado anualmente durante nove dias no mês de julho, que conta com a participação de músicos e bandas nacionais e internacionais que se apresentam tanto em grandes shows com entrada a pagamento quanto pelas ruas da cidade em palcos montados em diversos pontos ao ar livre.

Imagem disponível em http://www.hotelelpatio.com Acesso em 26.08.11

Palco montado na Piazza IV Novembre para o Umbria Jazz 2009
Já o segundo, um verdadeiro paraíso para os amantes do chocolate como nós, é uma manifestação também anual realizada durante o mês de outubro quando durante nove dias o centro da cidade é tomado por barraquinhas que representam as mais famosas marcas de chocolate do mundo e que além de venderem seus produtos oferecem degustações de todos os tipos e para todos os gostos. Além das barracas, o evento conta com exposições de esculturas de chocolate e muitas atividades recreativas.

Imagem disponível em http://www.guideurope.it Acesso em 26.08.11
Falando em chocolate, Perugia também é conhecida por ser sede da mais famosa fábrica de chocolates da Itália, a Perugina, fundada em 1907 e que mesmo depois de ser adquirida pela suíça Nestlè em 1988 manteve o seu imponente nome, linhas de produtos e sua fábrica em Perugia, passando apenas a sua sede administrativa para a cidade de Milão. O seu mais famoso produto é o Bacio Perugina, um chocolate de forma arredondada recheado com avelã e chocolate meio amargo. Para visitar o museu localizado na fábrica ou a escola do chocolate é necessário marcar horário por telefone, o número está disponível no site da empresa.

Um Bacio gigante dentro do pequeno museu montado na fábrica da Perugina (Arquivo pessoal)
Não poderia deixar de citar também o fato de Perugia estar ligada a grandes nomes do mundo artístico como ao pintor renascentista Pietro di Cristoforo Vannucci (1450 - 1523), mais conhecido como Pietro Perugino ou somente “Il Perugino” (nascido em Città della Pieve mas muito ligado a Perugia) que além de ter trabalhado lado a lado com outros famosos como Leonardo Da Vinci e Botticelli, realizou obras de grande importância, entre elas obras na Capela Sistina (algumas destruídas para dar espaço ao “Juízo Final” de Michelangelo). Outro fato importante é que foi com ele que Raffaello Sanzio iniciou sua vida artística, sendo o seu aprendiz, o que acabou influenciando a sua primeira fase como artista, muito caracterizada pela suavidade e graciosidade de seu mestre. Após conhecer o trabalho de Da Vinci, Michelangelo e Fra Bartolomeo, Raffaello acabou mudando suas técnicas de pintura, abandonando o estilo Perugino.

Umas das obras de grande importância de Perugino é a Sposalizio della Vergine (O casamento da Virgem, 1501 - 1504) que originalmente foi elaborada para ser colocada em uma das capelas da catedral de Perugia. O quadro, representa a cena em que José coloca o anel de casamento no dedo de Maria. O fato de Perugino ter pintado essa obra não foi à toa. É lá mesmo, em Perugia onde se encontra o suposto anel de casamento. Hoje o quadro se encontra no Museu de Belas Artes de Caen, na França. O mesmo quadro também foi pintado por Raffaello em 1504 (muito mais bonito por sinal) e este se encontra em Milão, no Museu de Brera.

Sposalizio della Vergine de Perugino. Imagem disponível em http://it.wikipedia.org/Acesso 26.08.11

Sposalizio della Vergine de Raffaello Sanzio, Imagem disponível em http://www.bramarte.it/ Acesso em 26.08.11
Outro artista renascentista perugino que ganhou fama foi Pinturicchio (1452-1513). Apesar de sempre ser visto injustamente em uma posição secundária no mundo artístico, era o preferido de muitos papas. Muitos de seus trabalhos estão em Roma e no Vaticano, alguns dele foram feitos ao lado de Perugino.

Madonna col Bambino e Angeli de Pinturicchio. Palazzo dei Priori em Perugia. Foto disponível em http://it.wikipedia.org/ Acesso em 27.08.11
Voltando à cidade, para entender melhor Perugia ela é dividida em cidade alta e cidade baixa e por isso existem diversas escadas rolantes e até mesmo elevador para chegar ao centro. O que vale mesmo está na cidade alta portanto o ideal é se hospedar na região central ou no máximo perto da estação ferroviária que é ligada ao centro histórico pelo minimetro ou por ônibus. Quem estiver de carro e for visitar a cidade só por um dia aconselho estacionar o carro na Piazza dei Partigiani (onde inclusive é a estação de ônibus interurbanos) e começar o passeio pela Porta Marzia que dá acesso à Rocca Paolina que pelas escadas rolantes leva até o centro.
 
Sugestão de Percurso 1:
A: Porta Marzia passando pela Rocca Paolina
B: Piazza Italia
C: Corso Vannucci
D: Piazza IV Novembre
E: Piazza Danti
F: Arco Etrusco e Palazzo Gallenga descendo pela Via Ulisse Rocchi
G: Subida pela Via Bartolo sentido Piazza Giacomo Matteotti, passando pelo Pozzo Etrusco

A Porta Marzia é um dos acessos da antiga muralha etrusca que circundava Perugia e que posteriormente foi aproveitada para a construção da muralha externa da Rocca Paolina. Na verdade a sua posição original era a 4 m de distância de onde está hoje, mas ela foi praticamente desmontada e deslocada para fazer parte do novo projeto. A Rocca Paolina é uma antiga fortaleza construída a pedido do Papa Paolo III (por isso se chama Paolina) e desenhada por Antonio da Sagalo, o Jovem, devido a uma revolta dos peruginos contra a imposição de uma taxa sobre o sal ocorrida na cidade conhecida como "Guerra do Sal". Nessa época toda a Umbria estava sob domínio do poder papal. A intenção do papa era se proteger e criar um refúgio eficiente como era o Castel Sant'Angelo em Roma. Para construí-la foi necessário destruir mais de cem casas, monastérios, igrejas além de propriedades pertencentes à família Baglioni, odiada pelo papa. Após a unificação da Itália a fortaleza foi desativada e parte foi destruída. Da estrutura antiga é possível visitar a cidade subterrânea.

Rocca Paolina representada em uma pintura da época. Imagem disponível  em http://www.medioevoinumbria.it/ Acesso em 29.08.11

Porta Marzia, Perugia. Foto disponível em http://vacanzelandia.com/ Acesso em 29.08.11
Entrando pela porta chega-se a Via Bagliona e alí começa o impresionante percurso subterrâneo de Perugia que sobreviveu à destruição da fortaleza. É incrível como as ruas subterrâneas são muito parecidas com as vias do centro de Perugia!

Via Bagliona, Perugia. Foto disponível em http://www.paesionline.it/ Acesso em 29.08.11

Rocca Paolina, Perugia. Foto disponível em http://allievoagentecamarc.wordpress.com/ Acesso em 29.08.11
Continuando o percurso pela Rocca subterrânea, a subida para o centro é através de escadas rolantes que leva a Piazza Italia onde em seu centro há uma estátua de Vittorio Emanuele II.

Piazza Italia, Perugia
Seguindo pela esquerda da Piazza Italia chega-se a Corso Vannucci, a principal rua de Perugia onde vale a pena parar para beber ou comer alguma coisa em um dos vários restaurantes, bares e pubs, geralmente localizados no subsolo dos edifícios, mas que também colocam mesas e cadeiras ao longo da rua. É na Corso Vannucci e nas suas ruas transversais onde estão concentradas as lojas de grife. Uma das ruas mais característica de Perugia, a Via dei Priori é uma transversal da Corso Vannuci e passa por debaixo do Palazzo dei Priori, vale a pena conhecer como tantas outras ruazinhas por alí. Explore a zona, não há como se arrepender!

Corso Vannucci, Perugia. Foto disponível em http://www.perugiashopping.com/ Acesso em 29.08.11

Uma das ruas cobertas do centro de Perugia
Ao final da Corso Vannucci chega-se até a Piazza IV Novembre, o principal ponto turístico da cidade.

Piazza IV Novembre, Perugia. Foto disponível em http://www.telegraph.co.uk/ Acesso em 28.08.11
É lá onde se reúnem principalmente turistas e estudantes que aproveitam as escadarias dos edifícios da praça para comer, beber e bater um papo. Um dos pontos principais é o Palazzo dei Priori, um palácio público construído entre 1293 e 1443 que hoje abriga a Galleria Nazionale dell'Umbria. Construído na segunda metade do século XIII, inicialmente possuia apenas 3 trifore (espécie de janela dividida verticalmente em três partes muito utilizada nos períodos Românico, Gótico e Renascentista) na fachada que dá de frente para a praça, e 10 trifore na fachada lateral que dá para o Corso Vannucci. Posteriormente foram adicionadas as outras 2 trifore e a escada na fachada voltada para a praça. Após 1353 foram adicionadas outras 6 trifore na fachada lateral, o portal e a torre e em uma terceira reforma entre 1429 e 1443 foram colocadas as últimas trifore na mesma fachada.

Palazzo dei Priori, Perugia. Foto disponível em http://www.comuni-italiani.it/ Acesso em 28.08.11
O primeiro nível da escadaria leva até um portal gótico que na parte superior é protegido pelos dois símbolos da cidade, o Grifo (uma criatura lendária com asas de águia e corpo de leão) e o Leão e o mesmo conduz até à Sala dei Notari onde antigamente aconteciam as Assembléias do Povo. Já o segundo nível leva a um portal menor que dá acesso a Sala del Consiglio Comunale e era alí no balcão em frente a ele que eram lidos os decretos e decisões do Conselho ao povo.

Palazzo dei Priori, Perugia
A fachada lateral na Corso Vannucci possui um magnífico portal de 1326 muito comparável ao de uma catedral que na parte superior é adornado com três estátuas de santos: San Lorenzo, Sant'Ercolano e San Ludovico di Tolosa (os primeiros são os padroeiros de Perugia e o último é o padroeiro do palácio). Os pilares externos, onde no da esqueda estão representadas a magnanimidade, a fertilidade e a soberba e no da direita a avareza, a humildade e a abundância, estão apoiados em dois leões e carregam na parte superior dois grifos com um bezerro em suas garras em homenagem à corporação dos açougueiros que colaboraram significativamente com os custos da construção do mesmo.

Portal Palazzo dei Priori em Corso Vannucci, Perugia. Foto disponível em http://www.santiparlagreco.it/ Acesso em 28.08.11
Detalhe no portal: Estátua de um grifo com as garras em um bezerro. Foto disponível em http://www.cerretino.it/ Acesso em 28.08.11
O portal leva a um belíssimo átrio medieval que conduz à Galleria Nazionale dell'Umbria (aberta das 8h30 às 19h30 de terça a domingo exceto 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro - preço €6,50) no terceiro andar onde é possível admirar entre tantas obras as de Pietro Perugino como o L'adorazione dei pastori, um dos vários painéis que faziam parte do retábulo da Igreja de Santo Agostino, o Polittico di Sant'Agostino.

L'adorazione dei Pastori, Perugino. Imagem disponível em http://it.wikipedia.org/ Acesso em 28.08.11
A Fontana Maggiore que fica entre o Palazzo dei Priori e a Cattedrale di San Lorenzo é um dos principais monumentos da cidade e foi construído entre os anos de 1275 e 1278 para possibilitar a chegada de água à cidade alta através de um aqueduto, também construído na mesma época, que ligava o Monte Pacciano ao centro de Perugia. Da concha de bronze no centro da fonte há três ninfas que seguram uma ânfora de onde sai a água. Formada por duas bacias de mármore, a bacia superior  é composta de estátuas de personagens mitológicos relacionados à fundação da cidade e a inferior com painéis que retratam o calendário agrícola, espisódios bíblicos e mitológicos, o Grifo e o Leão, entre outros.

Fontana Maggiore, Perugia. Foto disponível em http://club.doctissimo.fr/ Acesso em 28.08.11
A Cattedrale di San Lorenzo que fica à direita na Piazza IV Novembre, foi dedicada a um dos santos padroeiros da cidade sendo construída entre 1345 e 1490. Sua fachada nunca foi concluída e percebe-se claramente na fachada lateral que fica em frente à fonte onde o mármore branco e rosa foi colocado somente na parte inferior. Nessa fachada há um púlpito que foi utilizado por San Bernardino da Siena (um religioso proclamado santo em 1450) e à esquerda uma loggia (espécie de galeria normalmente sustentada por colunas que formam arcos) onde lá dentro é possível ver uma parte da muralha romana.

Fachada lateral da Cattedrale di San Lorenzo em Perugia. Foto disponível em http://www.globopix.net/ Acesso em 28.08.11
A fachada principal da catedral é voltada para a Piazza Danti e é caracterizada por um portal barroco de 1729. Em seu interior à esquerda encontra-se a Cappella di San Giuseppe ou Cappella del Santo Anello dedicada ao suposto anel sagrado de casamento da Virgem Maria, um anel de pedra calcedônia que foi doado ao bispo de Perugia em 1473. Protegida por uma estrutura de ferro com 14 fechaduras, a relíquia só é exposta duas vezes ao ano, em julho e em setembro. Era alí que antigamente ficava o Spozalizio della Vergine de Perugino antes de ser levado à França durante as invasões napoleônicas.

Fachada principal da Cattedrale di San Lorenzo, Perugia. Foto disponível em http://www.rositour.it/ Acesso em 28.08.11
Contornando a Catedral saindo da Piazza Danti há uma rua bem escondidinha, a Via Ulisse Rocchi, que leva diretamente ao até o Arco Etrusco.

Arco Etrusco, Perugia. Foto disponível em http://www.vivereassisi.it/ Acesso em 29.08.11
O Arco Etrusco ou Arco di Augusto é uma das sete portas da antiga muralha construída pelos Etruscos um pouco antes da cidade ser dominada pelos romanos (assim como a Porta Marzia). É um dos monumentos etruscos mais bem conservados e é um ícone de Perugia. A loggia em cima da torre e a fonte não são originais. Na lateral do arco é possível ver uma inscrição feita em época romana. Saindo do arco se vê o Palazzo Gallenga à esquerda e a Piazza Fortebraccio à direita. Quem quiser tomar um delicioso sorvete vire à direita ficando de costas para o Palazzo Gallenga e dando apenas alguns passos você encontrará uma gelateria à esquerda na Via Pinturicchio, a Gelateria e Cioccolateria Augusta Perusia.

Para voltar ao centro por uma rua alternativa, pegue a Via Barolo à esquerda do arco (para quem olha o arco de frente) que dá na Piazza Danti, mas prepare-se porque é uma bela subida.

Chegando lá em cima aproveite para visitar o Pozzo Etrusco (ou Pozzo Sorbello) o acesso é na própria Piazza Danti n. 18. O poço é uma construção do século III a.C incomum para a época, com 37 m de profundidade e 5,6 m de diâmetro. É possível visitá-lo pois dentro há uma estrutura montada para isso (de abril a agosto aberto todos os dias das 10h às 13h30 e das 14h30 às 18h e fechado às segundas no resto do ano; de novembro à março abre às 11h e fecha às 17h - bilhete €2,50 inclui visita a Cappella di San Severo onde há um afresco de Raffaello e Museo delle Porte Urbiche mas é melhor confirmar na bilheteria). 

Voltando para a Piazza IV Novembre vire à primeira esquerda entrando na Piazza Giacomo Matteotti. Continuando pela rua, na bifurcação mais em frente pegue a rua à esquerda e fique atento a uma passagem estreita entre os edifícios que leva até uma praça onde está localizado o elevador da cidade e as escadas rolantes que levam até a estação Pincetto do Minimetro.

Pincetto, Perugia
Nessa praça à direita do elevador há um belíssimo restaurante-mirante (Ristorante Del Sole) com uma vista deslumbrante da cidade, é uma boa pedida para o fim de tarde apesar dos preços serem um pouquinho salgadinhos.

Quem não estiver hospedado na cidade alta, pode aproveitar e pegar o minimetro alí mesmo que apesar de ter poucas paradas pode ser uma mão na roda pois liga pontos estratégicos da cidade desde a cidade baixa até a cidade alta. O Minimetro é um transporte muito inteligente que funciona a eletricidade em uma plataforma em que um cabo de aço puxa os "mini-vagões". Não são vagões como estamos acostumados a ver, são como "carrinhos" super modernos independentes que suportam acredito que em torno de 30 pessoas cada um. Como funciona sem maquinista o tempo de percurso deles é sempre igual e a parada em cada estação é cronometrada, não há a mínima possibilidade de se atrasar. Perdendo um, é só esperar de 2 a 3 minutos (dependendo do horário do dia) que logo já vem outro.

Minimetro, Perugia. Foto disponível em http://it.minimetro.com/Prodotti/MiniMetro Acesso em 29.08.11
Quem ficar na cidade mais do que um dia pode aproveitar e fazer um outro percurso interessante:

Sugestão de Percurso 2:
A: Corso Cavour
B: Museo Archeologico Nazionale dell'Umbria
C: Chiesa San Domenico
D: Porta di San Pietro
E: Orto Botanico
F: Abbazia di San Pietro












Caminhe pela Corso Cavour até chegar a Basilica di San Domenico e no Museo Archeologico Nazionale dell'Umbria à esquerda da basílica, na Piazza Giordano Bruno. O museu conta com uma seção dedicada ao período pré-histórico, período etrusco e ao período romano (aberto de terça a domingo das 8h30 às 19h30 e segundas das 14h30 às 19h30 exceto dias 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro - bilhete €4,00).

Jardim central do museu
A Basilica di San Domenico construída nos anos 300 é o maior edifício religioso de toda a Umbria. Originalmente era uma igreja gótica com grandes vitrais mas foi totalmente reestrututada em 1632. O monumento mais importante conservado dentro da basílica é a tumba do papa Bento XI morto em Perugia em 1304.

Escadaria da Basilica di San Domenico em estilo barroco, Perugia (arquivo pessoal)
Continuando o percurso pela Corso Cavour chega-se à Porta di San Pietro ou Porta Romana, uma das portas medievais que foi inserida no contexto da antiga muralha por volta dos séculos XIII - XIV. A fachada externa foi elaborada em 1475 em estilo renascentista. o Arco é tão espesso que abriga a Cappella di San Giacomo.

Porta do San Pietro, Perugia. Foto diponível em http://it.wikipedia.org/ Acesso em 29.08.11
O Orto Botânico Medieval de Perugia está localizado no interior do antigo complexo do Convento dei Benedetti anexo à Abbazia di San Pietro onde hoje é a Faculdade Agrária da Universidade de Perúgia. É um jardim pequeno mas interessante, vale apena conhecer somente quem está alí para conhecer a igreja, ir para lá só para isso é uma perda de tempo (aberto de segunda a sexta das 08h às 18h30).

Orto Botânico Medieval, Perugia
O roteiro termina na Abbazia di San Pietro fundada no século X sendo na época a catedral da cidade. É uma igreja muito bonita e lá podemos admirar diversos afrescos inclusive de Pietro Vannucci, Il Perugino.

Há tantas outras coisas para serem vistas e admiradas em Perugia como a Porta Pesa, Monteluce, a escadaria da Sant'Ercolano e a belíssima Chiesa di Sant'Ercolano, os Três Arcos entre outros, mas com esses roteiros já é possível conhecer bem essa cidadezinha tão carismática!

___________________________________________________________________________________________

Links, dicas e +info 

Não deixe de comer:
  • Stringozzi: um típico spaghetti umbro; experimente al tartufo nero ou al ragù (molho vermelho com carne moída);
  • Gnocchi  al sugo d'oca: gnocchi de batatas ao molho de carne de pato;
  • Salsa Umbra: um molho feito de anchovas, alho, alecrim e alcaparras que acompanha carnes assadas principalmente peixes
  • Porchetta: um porco assado inteiro recheado com miúdos e temperos, normalmente vendido em barraquinhas comido dentro do pão;
  • Pecorino al tartufo: Queijo de ovelha com tartufo da região
  • Torciglioni: uma espécie de bolo em formato de serpente feito de amêndoas, pinoli e açúcar.
A noite em Perugia
  • O ponto de encontro dos jovens é a Domus Delirii e Etoile 54;
  • Por ser uma cidade universitária, a noite nas ruas de Perugia são bem agitadas e animadas principalmente nos fins de semana, porém não é aconselhável caminhar pelo centro (principalmente nas ruas mais escondidas) após as 22h pois o pessoal abusa na bebida e sempre ocorrem brigas entre "gangues".
Quantos dias
  • Para quem não tem muito tempo 1 dia é suficiente para conhecer Perugia.
Aproveite também para conhecer as cidades:
  • Assisi a 24 km de Perugia;
  • Passignano sul Trasimeno a 29 km de Perugia;
  • Gubbio a 41 km de Perugia;
  • Castiglione del Lago a 46 km de Perugia;
  • Spoleto a 62 km de Perugia;
Como chegar
  • De carro: Para que vem do norte (ex. Milão) pegar a A1 sentido Tangenziale Ovest/Bologna, sair na Valdichiana sentido Bettolle-Sinalunga, seguir as indicações Siena/Perugia/Grosseto e entrar na SS327. Para quem vem do sul (ex. Roma) pegar a A1 sentido Firenze e saia em Orte pegando a SS204 em direção a Terni e depois a E45 ou SS3bis de Terni a Perugia.
  • De Avião: O aeroporto de Perúgia é o Aeroporto Internazionale di Sant'Egidio e fica a 12 km da cidade. Para chegar à cidade existe um ônibus linha Z1 que parte do aeroporto e vai até a estação ferroviária Fontivegge e até a Piazza Italia. Além disso ele para em alguns hotéis mas é necessário avisar ao motorista: Hotel Quattrotorri, Relais dell’Olmo, Hotel Colle della Trinità, Hotel Holiday Inn, Hotel Grifone, Hotel Ilgo, Hotel San Gallo, Hotel Giò, Hotel Plaza, Hotel Etruscan, Park Hotel, Hotel Tevere, Hotel Decò, Hotel Vega. O horário do ônibus é sincronizado com os horários dos voos, portanto não se enrole muito ao descer do avião, vá direto para o ponto de ônibus. (A linha Z17 vai para a estação ferroviária de Ponte San Giovanni, é uma estação que fica na periferia da cidade, não é a estação principal de Perúgia)
  • De Trem: A Estação central de Perúgia se chama Stazione Fontivegge. Partindo de Milão há o trem regional (Intercity) que vai direto para Perúgia e a viagem dura em torno de 5h30; Com o trem Frecciarossa que é mais confortável (e mais caro) a viagem dura em torno de 4h mas tem que trocar de trem em Firenze e dependendo do bilhete também em Terontola. Partindo de Roma com o trem regional dura umas 3h e com o Eurostar umas 2h30 mas também tem que trocar de trem ou em Foligno ou em Terontola.
  • Para consultar horários e preços dos bilhetes de trem consulte a página da Trenitalia
  • Para consultar os horários e linhas de ônibus e minimentro consulte a página da APM.

6 comentários:

  1. Adoreiiii seu guia,e todas essas informações que adquiri agora,estou muito mais interessada por Perugia do que nunca

    ResponderExcluir
  2. Ola, Paloma
    Meu nome é Beatriz!
    Suas informacoes têm sido muito importantes pra mim. Eu vou morar em Perugia no peoximo ano (janeiro) e nunca viajei na vida. Estou perdida. Será que poderíamos conversar? Um abraço
    vidal.beatriiz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Não consegui entender nada da página da APM;
    Onde encontro horários e valores de ônibus de Siena para Perúgia e de Perúgia para Roma ????
    Transporte através de ônibus não fica claro em nenhum lugar; Aguardo retorno; Grata, Tania

    ResponderExcluir
  4. Caros. Gratidão pelas informações de vocês. Estou indo para Perugia e, com certeza, com essas informações, facilitará muito minha estadia por lá. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Em primeiro lugar, seu blog é fantástico!

    Eu e meu marido estamos indo morar em Perugia. Você acha que o centro histórico é bom para morar?

    E trabalho? sou cidadã e falo italiano. sou advogada mas quero trabalhar com qualquer outra coisa que me renda em torno uns 1000 euros por mês. você acha que consigo?

    O custo de vida lá é mais baixo, certo?

    Obrigada, desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina! Desculpe não ter te respondido, fiquei triste em não ter te ajudado. Infelizmente desde 2013 tive que "abandonar" o blog e só agora vi as lindas mensagens. Espero que tenha dado tudo certo!

      Excluir