sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina 2007 - Parte IV


COLONIA DEL SACRAMENTO

Saindo de Punta del Este pegamos a estrada rumo a Colonia del Sacramento, com uma rápida passagem por Montevideo. A Rota 1 é quase toda duplicada, o único trecho simples (apesar dos boatos de que seria duplicado) é esse da foto abaixo devido as árvores localizadas nas margens da rodovia que dão um visual fantástico, é impossível passar por ali e não tirar uma foto!

Ruta 1, Uruguai
Colonia del Sacramento (antiga Colônia do Santíssimo Sacramento) é uma cidade colonial portuguesa do século XVII fundada em 1680, uma das cidades mais antigas do Uruguai. Devido a sua localização estratégica, a cidade foi palco de muitas disputas entre portugueses e espanhóis.
Mapa do Uruguai. Imagem disponível em http://it.wikipedia.org/ Acesso em 17.08.11
A construção da cidade se deu pelo então governador português da capitania do Rio de Janeiro, Manuel Lobo, a mando da coroa portuguesa que buscava dominar a margem esquerda da foz do Rio da Prata, um ponto muito estratégico e perfeito para o escoamento de mercadorias e comércio com a bacia do Rio da Prata e a região dos Andes. Porém, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, a região pertencia à Espanha o que gerou um longo período de conflitos e uma alternância de domínio constante entre os dois países.

Somente em 1777 com o Tratado de Santo Ildefonso, que reestabeleceu as linhas gerais do Tratado de Madrid, os espanhóis conseguiram o domínio de Colonia em troca da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis) que voltou a ser de Portugal. Em 1817 a cidade até chegou a fazer parte novamente dos domínios portugueses, pois se encontrava em uma região que foi incorporada ao Brasil (que naquela época fazia parte do “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”), mas não durou muito já que em 1822 o Brasil se tornou independente e em seguida o Uruguai em 1828.

Foi em meio a esse troca-troca de poder que Colonia del Sacramento ganhou o seu encanto, ruas e casas de pedras com ares portugueses e casas de tijolos tradicionalmente espanholas, muito bem conservadas e com suas características originais, por isso seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995.

Colonia del Sacramento. Foto disponível em http://www.viaggi-uruguay.info Acesso em 18.08.11

Colonia del Sacramento. Foto de Silvia Schuma. Disponível em http://www.mundi.com.br Acesso em 18.08.11
Chegamos em Colonia e fomos direto comprar o bilhete para o Buquebus, o ferryboat que nos levaria até Buenos Aires. Não me lembro bem quanto pagamos, mas lembro que não foi tão caro como imaginávamos. Existiam diferentes tipos de tarifas e acabamos escolhendo a mais barata que só sairia no final do dia. Para nós foi ótimo pois assim pudemos conhecer um pouquinho dessa cidade encantadora que é Colonia del Sacramento.

Nossas fotos de Colonia infelizmente se perderam, só restou essa abaixo que foi tirada ao lado das Ruínas da Casa do Governador.


A casa foi destruída após a conquista da cidade pelos espanhóis em 1777. Caminhando pelas ruínas é possível entender através de painéis explicativos espalhados por alí, como a casa era estruturada e onde ficavam alguns dos cômodos mais relevantes.

Ruínas da Casa do Governador. Foto disponível em http://pt.wikipedia.org Acesso em 18.08.11
A rua mais famosa é a Calle de los Suspiros, uma rua estreita que se mantém ainda em sua forma original com pedras e uma vala de drenagem no meio. Não se sabe ao certo o porquê do nome mas existem duas hipóteses mais conhecidas. A primeira é que provavelmente ali era o último local por onde os condenados à morte passavam antes de serem levados ao rio para morrerem afogados, e a segunda é que alí, já no século XX, havia um bordel. O que vale a criatividade de cada um!

Calle de los Suspiros, Colonia del Sacramento. Disponível em http://www.uruguayvision.com/ Acesso em 18.08.11
O Farol de Colonia é outro ponto turístico bastante visitado e fica na Plaza Mayor junto às ruínas do Convento de São Francisco. O farol foi construído em 1857 e ainda está em funcionamento. Vale a pena encarar os 118 degraus e apreciar a vista da cidade e do rio lá de cima.
Farol de Colonia, Foto de eneasfilho. Disponível em http://www.mundi.com.br Acesso em 18.08.11
A Basílica do Santíssimo Sacramento localizada no centro histórico da cidade é a basílica mais antiga do Uruguai mas já foi destruída diversas vezes devido a constante disputa de poder na região.

Basilica do Santissimo Sacramento. Fotos disponível em http://carrinhodepipoca.com Acesso em 18.08.11
A 3 km do centro histórico há um outro ponto turístico mas que infelizmente não pode ser visitado devido a má conservação da estrutura: a Plaza de Toros del Real San Carlos. Inaugurada em 1910, esta é a única praça de touros em estilo mourisco espanhol (estilo com influências árabes) no país. Após apresentar ao público 8 touradas, foi fechada em 1912 quando através de um decreto do governo as touradas passaram a serem proibidas. Quem tiver interesse poderá encontrar mais informações sobre a sua história no Museu Municipal.

Plaza de Toros, Colonia del Sacramento. Foto de Rick Vieira. Disponível em http://www.mundi.com.br Acesso em 18.08.11
Além da história da Plaza de Toros o Museu Municipal conta através de seu acervo os costumes dos antigos habitantes através das seções arqueológica, paleontológica, indígena e religiosa (fechado às terças-feiras).
Para visitar esse e os outros museus da cidade (todos pequenos e próximos) é vendido um billhete único no próprio Museu Municipal que vale por um dia e dá acesso ao Museu do Azulejo, Museu Espanhol, Museu Português, Museu Indígena, a Casa Nacarello e o Arquivo Regional, mas atenção, nem todos estão abertos no mesmo dia, alguns fecham às terças, outros às quartas e outros às quintas.

O Museu do Azulejo inaugurado em 1988 conta com uma incrível coleção de azulejos que pertenceu ao artista Jorge Páez Vilaró que faleceu em 1994. (fechado às quintas-feiras).

Museo de Azulejos, Colonia del Sacramento. Foto de reinarubia disponível em http://www.tripadvisor.com.br Acesso em 18.08.11
O Museu Espanhol apresenta aos visitantes réplicas e documentos relacionados aos períodos em que Colonia estava sob domínio espanhol (fechado às quintas-feiras).

O Museu Português foi inaugurado em 1977 mas está localizado em uma construção de 1720, possui móveis, armas, uniformes militares e uma coleção cartográfica dos primeiros anos de fundação da cidade (fechado às quartas-feiras).

Museo Portugues, Colonia del Sacramento. Foto de Luis Acosta disponível em http://www.panoramio.com/photo/5721290 Acesso em 18.08.11
O Museu Indígena apresenta peças e materiais encontrados na região que era habitada pelos índios Charruas (fechado às quintas-feiras). 

A Casa Nacarello inaugurada em 1994 é uma construção portuguesa de pedras que preserva suas características originais e exibe móveis, peças e objetos do século XVIII (fechada às terças-feiras).

Casa Nacarello, Colonia del Sacramento. Foto de Luis Acosta disponível em http://www.panoramio.com/photo/5721434 Acesso em 18.08.11
O Museu do Arquivo Regional é também uma belíssima casa portuguesa conhecida também como Casa dos Palácios. Nesse museu é possível ver documentos, mapas e arquivos do século XIX ligados a cidade (fechado às quartas-feiras).

Depois de conhecer um pouquinho dessa cidade fofa, fomos para o porto para pegar o ferryboat. Nós pegamos o Buquebus porque estávamos de carro, mas para quem não precisa transportar veículo existem outras duas companhias: a Colonia Express e a Seacat. 
  
É necessário chegar com pelo menos 1 hora de antecedência ou 2 se for um período de alta temporada, pois a fila é grande e para quem está de carro demora muito mais. Antes de entrar com o carro é necessário deixá-lo no estacionamento, fazer o check-in, passar pela alfândega e só depois pegar o carro e entrar em uma fila gigantesca que passa ainda por uma breve vistoria até chegar ao estacionamento do ferryboat.

Buquebus. Disponível em http://www.projetolatinoamerica.com.br/ Acesso em 18.08.11
A embarcação é óttima e superou as nossas expectativas: poltronas confortáveis, lanchonete com mesas e cadeiras, free-shop e até fliperama para a criançada.

Interior do Buquebus. Foto de Anna Bárbara. Disponível em http://www.nosnomundo.com.br Acesso em 18.08.11
A viagem durou 3 horas, mas existe também a viagem rápida que dura apenas 1 hora, depende do bolso e da necessidade de cada um.

Bar/Lanchonete do Buquebus
Nossas únicas fotos no Buquebus :( Acabou a bateria da máquina...sónóismesmoné!


Próxima parada: Mi Buenos Aires Querido!!!



Links, dicas e +info:
Informações úteis Uruguai
  • Moeda: Pesos Uruguaios (1,00 BRL = 11,50 UYU aprox.). Ver Cotação
  • Capital: Montevidéu BR / Montevideo ES
  • DDI: 598
  • Telefones úteis: Emergências 911 ou 108 (*108 a partir do celular) / Sede Central da Policia Caminera (Rodoviária) em Montevidéu 1954 / fora de Montevidéu 02 1954.
  • Consulado-Geral do Brasil em Montevidéu: Calle Convención, 1343 - 6° piso - Tel. (02) 902 1712 - (02) 900 6282 - (02) 901 1460 - Plantão: 094 415352
  • Documentos necessários para entrar e circular no país de carro: Carta de identidade recente ou passaporte válidos;  CNH; documentos de propriedade do veículo ou procuração por instrumento público ou particular com firma reconhecida autorizando o motorita a conduzir o veículo, no caso de o motorista não ser o proprietário do mesmo (a procuração poderá ser dispensada se o motorista for familiar direto como filho(a), cônjuge, pai ou mãe do proprietário e se este estiver presente no mesmo veículo, viajando como passageiro); Carta Verde; Cartões de Entrada que são entregues pelas autoridades na entrada do país e que devem ser devolvidos na saída.
  • É obrigatório o uso de farol baixo nas cidades e estradas mesmo de dia.
  • Os pedágios podem ser pagos também em reais, dólares e pesos argentinos.
  • Agência de Turismo e Viagens (para reserva de hotéis, passeios, transfers e aluguel de carros): http://www.indooruruguay.com/home
Carta Verde
  • Documentos necessários para a retirada da Carta Verde: Documento do veículo, RG do Proprietário do veículo e pagamento da taxa de acordo com o n. de dias do seguro.
  • Onde pagar a taxa: Agência do BB, Caixa Econômica Federal ou corretoras de seguros.
  • Maiores informações para retirada da Carta Verde: http://mercosul.ufpel.edu.br/informacoes.htm
Informações úteis Argentina
  • Moeda: Pesos Argentinos (1,00 BRL = 2,59 ARS aprox.) Ver cotação
  • Capital: Buenos Aires
  • DDI: 54 / Buenos Aires: 11
  • Telefones úteis: Informações 110 - Polícia 911 - Emergências médicas em Buenos Aires 107.
  • Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires: Carlos Pellegrini 1363 5° piso - Tel. 4515 6500 - Plantão de Emergência do Consulado 15 4199 9668.
  • Documentos necessários para entrar e circular no país de carro: Mesmos documentos necessários para circular no Uruguai.
  • É necessário providenciar para o automóvel um triângulo extra, um cambão para reboque, kit para primeiros-socorros e se for circular em regiões com neve, corrente para os pneus (cadenas).
  • Os pedágios só aceitam Pesos Argentinos.

Um comentário:

  1. Que lindo ficou seu blog!!!!
    Jesus, como estou com saudades de vcs, qdo voltam?
    Bjão

    <3

    ResponderExcluir