domingo, 4 de setembro de 2011

Assisi

Assisi vista da cidade baixa. Imagem disponível em http://www.hotelfratesole.com/ Acesso em 31.08.11
ATENÇÃO PESSOAL! ESTE POST FOI ESCRITO EM 2011 E NÃO HOUVE ATUALIZAÇÃO DESDE ENTÃO:( 
ESPERO QUE AJUDE MESMO ASSIM

Localizada na região da Umbria na parte central da Itália, Assis (em italiano Assisi) que faz parte da província de Perugia possui aproximadamente 29.000 habitantes e assim como tantas outras cidades dessa mesma região, não se sabe ao certo quais são suas origens.

Localização de Assisi na Umbria (fonte)
Localização de Assisi no mapa da Itália (fonte original)
Diversos achados arqueológicos indicam que ali, durante os séculos IX a VIII a.C. havia um pequeno vilarejo habitado por um povo chamado Umbri. Os Umbri mantiam uma forte relação com os vizinhos Etruscos, principalmente relações comerciais, mas mesmo estando próximos tinham culturas e línguas diferentes. Após 295 a.C. com a Batalha de Sentino, Assisi passou para o domínio romano quando então começou a se desenvolver até se tornar um importante centro econômico e social do Império Romano.

Após a queda do Império Romano, Assisi passou pelo período das invasões bárbaras e em 545 foi invadida e saqueada pelos Ostrogodos (uma das ramificações dos godos, um povo germânico). Posteriormente foi conquistada pelos bizantinos e logo em seguida pelos Lombardos. Após um longo período de guerras em 1174 foi conquistada por Frederico Barbarossa, o Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Já no século XVI, passou para o domínio papal e assim ficou até a unificação da Itália em 1861. Infelizmente também sofreu com as invasões napoleônicas perdendo muitas de suas obras de arte.

Assisi é muito mais conhecida por ser terra de São Francisco de Assis e de Santa Clara de Assis do que pelas suas guerras e invasões, e é por isso que recebe tantos turistas, religiosos ou não, durante o ano todo.

Assim como diversas cidades italianas Assisi é dividida em cidade baixa e cidade alta (que é circundada por uma muralha) e para conhecê-la bem só é possível caminhando, e muito. A dica principal para quem vai visitá-la é: Pegue um ônibus na cidade baixa e vá até a última parada na cidade alta, assim você vai começar a sua caminhada de cima para baixo, o que dá uma grande diferença já que Assisi fica em uma colina e o seu ponto mais alto fica a 424 m acima do nível do mar, portanto é melhor descer do que subir.

Para quem chega de trem, em frente à estação ferroviária passa um ônibus (Linha C sentido Piazza Matteotti) que leva até lá em cima. Vá até a última parada na Piazza Matteotti e comece o seu passeio a partir de lá. Quem estiver de carro pode deixá-lo no estacionamento da Basílica de São Francisco e lá pegar o mesmo ônibus, já que a dica de roteiro que vou dar termina na própria Basílica.

Sugestão de Percurso:
A: Piazza Matteotti
B: Duomo di San Rufino
C: Rocca Maggiore
D: Piazza del Comune
E: Tempio di Minerva
F: Chiesa Nuova
G: Basilica di Santa Chiara
H: Basilica di San Francesco



Esse é um roteiro bem simples e não inclui algumas igrejas e pontos turísticos ligados a São Francisco como, por exemplo, o Eremo delle Carcere e a Chiesa di San Damiano, mas para quem é muito religioso e devoto é só acrescentar os pontos que estão faltando.

Assisi é cheia de vielas por isso pegue um mapa e vá seguindo as indicações mas não fique muito preso a ele, aproveite para conhecer as ruas escondidinhas que são uma graça. Eu nem me lembro por quais ruas passamos, simplesmente fomos indo. Os moradores também estão sempre dispostos a ajudar e há diversas placas indicando a direção de cada igreja.

Assisi, 2009
Começamos então o nosso passeio na Piazza Matteotti e de lá fomos em direção a Duomo di San Rufino.

Chegando na Piazza Matteotti em Assisi, 2009

Casas bem características de Assisi, 2009
O Duomo de San Rufino é a catedral de Assisi dedicada a São Rufino, padroeiro da cidade. Antes da catedral, existiram duas outras igrejas nesse mesmo local, a primeira em 412 foi construída para abrigar os restos mortais de São Rufino que morreu afogado no rio Chiascio em 238. A segunda foi construída em 1029 a pedido do Bispo Ugo que inclusive queria transferir os restos mortais do santo para uma outra igreja mas o povo que era contra acabou convencendo-o do contrário que acabou declarando-a catedral em 1036. A estrutura atual começou a ser construída após a demolição da segunda em 1134 e em 1140 foi erguida em estilo românico umbro pelo arquiteto Giovanni da Gubbio.

Duomo di San Rufino em Assisi, 2009
Foi nessa catedral que São Francisco e Santa Clara foram batizados. A fonte battesimale está localizada à direita da nave principal e acima dela há uma pintura de Franz De Rohden que representa o batizado de São Francisco de Assis.

Fonte Battesimale da Catedral de São Rufino em Assisi, 2009


Visite também a cisterna romana que fica do lado esquerdo da nave central e a cripta de São Rufino. Na praça da catedral, do lado esquerdo fica a casa onde Santa Clara viveu quando pequena.

Saindo da catedral decidimos subir até a Rocca Maggiore e para chegar até lá fomos pelo Vícolo San Lorenzo, uma viela que na verdade é uma grande escadaria.

Vicolo San Lorenzo em Assisi, 2009

Vicolo San Lorenzo, Assisi. Foto disponível em http://www.geolocation.ws/ Acesso em 31.08.11
A Rocca Maggiore é uma belíssima fortaleza que, segundo alguns documentos, já existia durante o século XII. Construída para ser um castelo feudal germânico ela foi destruída em 1198 durante uma revolução popular e só foi reconstruída em 1356 pelo Cardeal Egidio Albornoz. Em 1458 foi acrescentada a torre poligonal e em 1535 a torre cilíndrica perto da entrada principal. A partir dela começa a muralha da cidade que possui uma passagem que leva até a Rocca Minore que fica à direita da fortaleza.

Rocca Maggiore, Assisi. Foto disponível em http://www.ciai-assisi.it/ Acesso em 03.09.11
É possível visitar seu interior e conhecer onde era a cozinha, quartos e depósitos, mas o que vale mesmo é a vista que se ter lá de cima.

Assisi vista de cima, 2009
Descemos pelo mesmo vícolo e fomos em direção a Piazza del Comune, o eterno centro cultural, social e político da cidade. A praça abriga diversos monumentos e edifícios importantes como: o Palazzo dei Priori, edifício símbolo do poder do povo construído em 1275 mas que sofreu diversas destruições e reconstruções e hoje abriga a prefeitura e o escritório do turismo; o Palazzo del Capitano del Popolo que é sede da Sociedade Internacional de Estudos Franciscanos; a Torre del Popolo onde em sua base há uma placa contendo as medidas que eram utilizadas em Assisi nos anos 300 para a comercialização de tecidos em lã, linho e seda e o formato das telhas e tijolos; e a bela Fontana de Giovanni Martinucci construída em 1762.

Piazza del Comune em Assisi, 2009

Fontana Piazza del Comune, Assisi. Foto disponível em http://foto.umbriaonline.com/ Acesso em 03.09.11
Ainda na praça encontramos o Tempio di Minerva (aberto durante a semana das 7h15 às 19h e nos domingos e feriados das 8h15 as 19h) um edifício datado do século I a.C. que no período medieval foi transformado em igreja dedicada a São Donato mas em 1212 virou uma prisão. Em 1539 voltou a ser um edifício religioso mas dessa vez dedicado a S. Maria della Minerva.

Tempio di Minerva, Assisi. Foto disponível em http://www.romanoimpero.com/ Acesso em 03.09.11
A 5 metros abaixo da atual Piazza del Comune encontra-se a antiga cidade romana. É possível visitar ainda o que restou do antigo Fórum Romano com acesso pela via Portica, n° 2 (apesar de que estudos apontam que o antigo Fórum ficava onde hoje está a catedral de São Rufino). O Fórum Romano era onde aconteciam os comícios, debates e as manifestações civis e sacras e hoje abriga um interessante percurso arqueológico.

Fórum Romano e museo arqueológico, Assisi. Foto disponível em http://www.comune.assisi.pg.it/ Acesso em 03.09.11
Saindo da Piazza del Comune e do Tempio di Minerva fomos em direção a Chiesa Nuova (aberta de novembro a março das 6h30 às 12h e das 14h30 às 17h e de abril a outubro até as 18h). A igreja foi construída em 1615 sobre as ruínas da casa de Pietro di Bernardone, pai de São Francisco. A construção é em estilo renascentista em formado de cruz grega com uma cúpula no vão central, provavelmente inspirada no projeto de Raffaello para a Chiesa di Sant'Eligio degli Orefici em Roma.

Chiesa Nuova, Assisi. Foto disponível em http://www.assisiartesacra.it/ Acesso em 03.09.11
Ao lado da igreja, dentro do edifício do convento que abriga um museu, ainda é possível ver restos da casa onde São Francisco cresceu como, por exemplo, o porão onde era colocado de castigo pelo seu pai, seu quarto e o depósito da loja de tecidos de Bernardone.

Nossa próxima parada foi a Basilica di Santa Chiara. A basílica foi construída onde antigamente era a igreja de São Jorge, um santo muito querido tanto por Santa Clara quanto por São Francisco. Edificada entre os anos de 1257 e 1265 em estilo gótico-italiano, foi nessa basílica que São Francisco foi inicialmente sepultado e canonizado. Dentro da basílica é possível visitar: a Cappella del Crocifisso di San Damiano onde está o crucifixo original que "falou" com São Francisco em nome de Jesus pedindo que o mesmo ajudasse a reconstruir a igreja de San Damiano; a Cappella di San Giorgio que contém os restos da antiga igreja; a Cappella del Sacramento com belíssimos afrescos; a Cappella di Sant'Agnese onde estão conservados restos mortais de algumas companheiras de Santa Clara (as Clarissas); a Tavola di Santa Chiara, uma preciosa obra de arte dos anos 1300 que conta através de imagens passagens de sua vida; e a cripta com os restos mortais da santa.

Basilica di Santa Chiara, Assisi. Foto disponível em http://www.umbriainweb.it/ Acesso em 03.09.11
Santa Clara de Assis:
Santa Clara de Assis (fonte)
Nascida em 1193 de uma família nobre, Chiara d'Offreducci foi declarada santa em 1255 pelo papa Alexandre IV e em 1958 foi declarada padroeira da televisão e da telecomunicação. Desde jovem Clara já desejava ser uma religiosa e seguindo os conselhos de São Francisco fundou o ramo feminino da ordem franciscana, as Clarissas. Foi ele quem cortou seus cabelos, presenteou-a com uma túnica e preparou uma pequena casa ao lado da igreja de San Damiano onde ela viveu por 40 anos, quase sempre doente. Um de seus milagres foi em 1240 quando conseguiu derrotar as tropas de Frederico II que tentaram invadir o convento de San Damiano, apenas com suas preces. Outros milagres foram a multiplicação do pão, o aparecimento de uma cruz em um pão diante do papa, alguns exorcismos, entre outros. Morreu em 1253.

Para quem tiver pique de ir até a Chiesa di San Damiano que fica a 1 km de distância da Basilica di Santa Chiara, continue andando pela simpática Via Borgo Aretino, passe pela Porta Nuova e continue pela Via San Damiano até chegar na igreja. Nós não fomos mas acredito que seja uma estrada sem um acostamento apropriado para pedestres.

Da Basilica di Santa Chiara vá caminhando até a Basilica di San Francesco passando pelas belas ruelas do centro da cidade alta, um percurso de aproximadamente 1 km.

Basílica de São Francisco de Assis, 2011 (arquivo pessoal)
A área onde a basílica foi construída antigamente chamava-se Colina do Inferno, um local onde os criminosos eram enforcados. Segundo a lenda foi o próprio São Francisco quem indicou esse local para ser sepultado. Hoje a colina se chama Colina do Paraíso. A basílica na verdade é formada por duas igrejas, a inferior que começou a ser construída logo após a canonização de São Francisco em 1228 e a segunda a partir de 1230. É na basílica inferior que está localizada a cripta onde o santo está sepultado.

Praça inferior da basílica, Assisi 2011

Entrada da Basilica Inferiore, Assisi. Foto disponível em http://www.circ644-72genioferrovieri.it/ Acesso em 04.09.11

Basilica inferiore, Assisi. Foto disponível em http://it.wikipedia.org/ Acesso em 04.09.11

Cripta de São Francisco de Assis, 2011 (arquivo pessoal)
A planta da basílica inferior foi construída em formato de Tau, o símbolo fortemente ligado a São Francisco. Posteriormente foi acrescentado e o átrio e uma capela que acabou levando à retirada das janelas que ficavam ao longo da nave, criando um ambiente escuro e calmo, propício para a oração.


Vale à pena visitar a cripta e a Capela das Relíquias de São Francisco que abriga entre outros objetos pertencentes ao santo, uma túnica usada por ele em 1215. O acesso ao Museo del Tesoro e Collezione F. M. Perkins que possui obras ligadas à Basílica e a coleção de objetos do historiador americano  Frederick Mason Perkins, também é pela Basilica Inferiore.

Túnica de São Francisco de 1215, Capela das Relíquias de São Francisco em Assis. Foto disponível em http://ioediogallery.altervista.org/ Acesso em 04.09.11
A Basilica Superiore é bem mais ampla e iluminada, muito diferente da Inferiore, e contém a maior coleção de vitrais medievais de toda a Itália. Tanto uma quanto outra foram decoradas pelos maiores pintores dos anos 1200 - 1300: Cimabue, Lorenzeti, Simone Martini e principalmente Giotto responsável pelos mais belos afrescos. Em 1997 um terremoto destruiu diversos afrescos e imagens de santos na Basílica Superior.

Ingresso da Basilica Superiore di San Francesco, Assisi 2009

Interior da Basilica Superiore di San Francesco, Asssi. Foto disponível em http://www.assisialberghi.it/ Acesso em 04.09.11
Em frente à Basílica Superior há um grande jardim com o desenho do Tau, um dos maiores símbolos franciscanos, e a palavra Pax (que significa Paz em latim). O Tau é uma cruz em forma da letra T que em grego se chama TAU e simboliza a salvação e o amor de Deus para os homens. Diz a lenda que São Francisco adotou o Tau como símbolo de sua Ordem porque um dia em uma de suas caminhadas procurava um pedaço de madeira para fazer uma cruz e encontrou uma no formado do Tau e passou a utilizá-la sempre.

Jardim em frente à Basílica de São Francisco, Assisi 2009
São Francisco de Assis:

São Francisco de Assis (Fonte)
Nascido em 1182, Francesco Giovanni di Pietro Bernardone foi declarado santo em 1228 por papa Gregório IX dois anos após a sua morte. Filho de um rico comerciante de tecidos, durante a adolescência viveu de modo extravagante, aventureiro e muito ligado aos bens materiais. Após de alistar como soldado em 1202 participou da guerra que ocorria entre Assis e Perúgia e foi preso em 1204. Doente, após ser libertado passou um tempo de repouso em sua casa e em seguida começou a cuidar de leprosos. Após receber uma mensagem de Jesus através da Cruz de San Damiano começou a se dedicar a vida religiosa. Fundou a Ordem dos Franciscanos por volta de 1209. Uma de suas principais características é o amor pelos animais e pela natureza.

Descendo pela praça inferior da Basílica chega-se a Via Frate Elia que leva a diversas ruazinhas cheias de lojas de souvenirs e até a belíssima Porta San Pietro que fica em frente ao estacionamento da basílica e o ponto de ônibus. Para voltar para a estação de trem basta pegar o ônibus da linha C sentido Piazza Garibaldi.

Porta San Pietro, Assisi 2011
 Nossos companheiros de viagem quando voltamos a Assisi em 2011,  S. Alceu e D. Therezinha, pais do Gustavo :)


 ________________________________________________________________________________

Links dicas e +info

Não deixe de comer:
  • Além dos pratos típicos umbros como os Stringozzi (um típico spaghetti umbro) e os pratos a base de tartufo e funghi, não deixe de experimentar o Baci di Assisi (um doce feito de amêndoas), o Torrone, o azeite de oliva, os queijos, salames e os vinhos umbros.
Como chegar
  • De carro: Para quem vem do norte (ex. Milão) pegar a A1 sentido Tangenziale Ovest/Bologna, sair na Valdichiana e pegar a SS75Bis, ultrapassar Perúgia e na altura da Ponte San Giovanni pegar a SS75. Sair em Santa Maria degli Angeli e seguir até Assis. Para quem vem do sul (ex. Roma) pegar a A1 sentido Firenze e sair em Orte pegando a SS204 em direção a Terni e depois a E45 até Perúgia. Perto de Collestrada seguir as indicações para Assis pegando a SS75. Sair em Santa Maria degli Angeli e seguir até Assis.
  • De Avião: O aeroporto mais próximo é o de Perúgia (Aeroporto Internazionale di Sant'Egidio) que fica a 20 km de Assisi. Pegue o ônibus da linha Z1 que parte do aeroporto e vá até a estação ferroviária Fontivegge em Perúgia. De lá pegue um trem até Assis.
  • De Trem: A Estação de trem de Assis se chama Santa Maria degli Angeli. Partindo de Milão há o trem regional (Intercity) que vai direto para Assis e a viagem dura em torno de 6h (são poucos os horários com o Intercity); Com o trem Frecciarossa que é mais confortável (e mais caro) existem diversas opções mas é necessário fazer troca de trem em Firenze e/ou em Terontola. Partindo de Roma com o trem regional dura umas 2h20 e com o Eurostar umas 2h mas tanto com um quanto com o outro tem que trocar de trem em Foligno.
  • Para consultar horários e preços dos bilhetes de trem consulte a página da Trenitalia.
  • Para consultar os horários e linhas de ônibus consulte a página da APM.

2 comentários: