quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pisa

Pisa, 2011 (arquivo pessoal)
Pisa está localizada na região da Toscana a 91 km de distância de Firenze (Florença) e é nela que encontramos um dos mais famosos monumentos do mundo, a Torre de Pisa. 
A origem da cidade possui diversas versões principalmente ligadas à possível origem do nome, mas somente duas delas são citadas com maior frequência. A primeira defende que a fundação de Pisa deu-se por um grupo de gregos liderados por Pélope (uma figura mitológica grega) que após a Guerra de Tróia abandonou a antiga cidade de Pisa na Grécia no século XIII a.C. e fundou uma nova Pisa na península itálica; Já a segunda versão defende que foram os etruscos já que a palavra Pisa para eles significava "foz" e era assim que eles se referiam à cidade devido a sua localização em relação à foz dos rios Arno e Auser. A segunda versão é a mais provável e a que possui maiores indícios principalmente por causa das tumbas etruscas datadas do século IX e VIII a.C. encontradas na região em 2005.
Durante a Idade Média a cidade foi uma importante e potente república marítima com um forte domínio sobre o mar mediterrâneo ocidental o que na época trouxe muita prosperidade e desenvolvimento à cidade, prosperidade essa que ficou evidente através de seus majestosos monumentos construídos entre os séculos XI e XII.

Localização de Pisa no mapa da Itália (fonte original)
A nossa dica para Pisa é: Vá direto ao ponto! Não perca muito tempo ali afinal você estará na Toscana e existem muitas outras cidadezinhas onde você poderá se perder à vontade, portanto foco na Piazza del Duomo.

Patrimônio da Humanidade desde 1987, a Piazza del Duomo que também é conhecida como Piazza dei Miracoli, reúne os principais monumentos da cidade: A Catedral (Duomo), o Batistério, o Cemitério Campo Santo e a Torre.

Piazza dei Miracoli, Pisa. Foto disponível em http://6suviaggi.com/ Acesso em 08.11.11
A praça é o centro religioso de Pisa e o principal ponto de encontro da cidade que, por ser universitária, reúne não só turistas mas muitos estudantes que a deixam sempre cheia e movimentada.  Alguns estudiosos dizem que a posição de seus monumentos não foi escolhida à toa e provavelmente foi inspirada na constelação do signo de Libra, sendo assim a torre pendente estaria localizada no ponto correspondente à estrela mais brilhante da constelação (β). Eu particularmente só consegui enxergar essa correspondência virando a imagem e levando em consideração o antigo Spedale di Santa Chiara, um longo edifício na parte sul que abriga um museu, mas vai saber né... pode ser pura viagem...ou não.

Constelação de Libra (fonte)
Piazza dei Miracoli, Pisa (google, acesso em 08.11.11)















A entrada principal da praça é pela Porta Nuova ou também chamada de Porta Santa Maria que faz parte da muralha da cidade e fica em uma pequena praça na Via Bonnano Pisano. Construída em 1562 no período em que a cidade estava sob domínio da família Médici, ela passou a substituir a Porta Leone que desde o século XII até a construção da Porta Nuova era o principal acesso à praça.

Porta Nuova ou Porta Santa Maria em Pisa, 2011
Entrando pela porta à direita encontramos, além das diversas barraquinhas de souvenir, o antigo Spedale di Santa Chiara que desde 1979 abriga o Museo delle Sinopie. O longo edifício foi construído em 1337 para ser utilizado inicialmente como hospital para viajantes enfermos e após algumas reformas em 1832 passou a abrigar também uma escola de anatomia.

Em 1944 houve um grande incêndio no edifício do cemitério Campo Santo o que colocou em risco os afrescos e as sinopias lá existentes (sinopia é o esboço de uma pintura ou de um afresco que antigamente era feito com uma terra de cor ocre proveniente do mar negro da cidade Sinop na Turquia). Com o Spedale di Santa Chiara inativo, decidiu-se então transferir esses afrescos e as sinopias para o antigo hospital que com o tempo foi sendo adaptado até se transformar em museu.

Museo delle Sinopie em Pisa. Foto disponível em http://www.lakinzica.it/ Acesso em 11.11.11
Em frente ao museu à esquerda de quem entra pela Porta Nuova encontramos o Batistério (Battistero di San Giovanni), o cemitério, a Catedral (Duomo) e mais a frente, a Torre. 

O Batistério começou a ser construído em agosto de 1152 (no calendário pisano que começava em 25 de março já era 1153) em homenagem a São João Batista e é o maior de toda a Itália. Ao longo dos anos sofreu diversas intervenções por isso apresenta uma nítida mistura de estilos. O estilo prevalente é o românico mas com a intervenção de Nicola e Giovanni Pisano entre 1255 e 1260 foram adicionados elementos góticos principalmente na parte superior do edifício.

Batistério de Pisa. Foto disponível em http://upload.wikimedia.org/ Acesso em 13.11.11
O portal voltado para a Catedral é riquíssimo em detalhes; Na arquitrave há uma cópia da estátua Madonna col Bambino de Giovanni Pisano (a original encontra-se no museu do Duomo) e logo abaixo, duas faixas com imagens esculpidas onde na superior estão representados Cristo no centro, Maria, São João Batista e alguns apóstolos, e na inferior cenas da vida do santo homenageado. Já na lateral esquerda na parte interna estão representados 11 meses do ano - de novembro a janeiro - e na direita algumas cenas bíblicas.

Portal do Batistério de Pisa http://www.globopix.net/ Acesso em 13.11.11
No interior do Batistério é possível ver o púlpito de Nicola Pisano com cenas da vida de Jesus Cristo e a fonte batesimal octogonal construída em 1246 onde o famoso físico e astrônomo Galileu Galilei foi batizado em 1564 (para consultar horários e preço do ingresso consulte o site da instituição L'Opera Primaziale).

Interior do Batistério de Pisa. Foto disponível em http://upload.wikimedia.org/ Acesso em 13.11.11
Do lado esquerdo do Batistério encontra-se o Cimitero Monumentale Campo Santo, um edifício construído em 1277 para abrigar os sarcófagos que na época eram dispostos em volta da Catedral. Segundo a lenda, naquela época o então Arcebispo Ubaldo Lanfranchi solicitou aos pisanos participantes da Segunda Cruzada que trouxessem um pouco de terra santa do monte Calvário para a construção de um cemitério. Após escolhido o local da construção a terra foi disposta no chão e em torno dela foi erguido o edifício que ganhou um formato retangular. O pátio descoberto que se formou com a terra santa no centro do edifício foi utilizado então para colocar os sarcófagos mais importantes enquanto que os de menos prestígio foram colocados na parte coberta em volta do pátio. Hoje os sarcófagos que sobraram estão todos dispostos na parte coberta.

Cemitério Campo Santo em Pisa, foto disponível em http://www.agisoftware.it/ Acesso em 13.11.11
O seu interior abrigava muitos afrescos e obras de artes e chegou a ser considerado no início dos anos 1800 um verdadeiro museu por isso foi alvo das mãos de Napoleão que levou muitas de suas obras para a França. Foi em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial que uma granada atingiu o edifício e causou um grande incêndio, o que ocasionou a transferência dos afrescos e sinopias para o antigo Spedale di Santa Chiara (para consultar horários e preço do ingresso consulte o site da instituição L'Opera Primaziale).

Interior do Cemitério Campo Santo em Pisa. Foto disponível em http://studioackt.blogspot.com/ Acesso em 13.11.11
Atrás do Batistério encontramos a Catedral Santa Maria da Assunção (Duomo Santa Maria Assunta), um belíssimo edifício medieval que começou a ser construído em 1064 pelo arquiteto Buscheto graças à conquista da cidade de Palermo em 1063 que estava sobre domínio muçulmano. Conquistada a cidade, parte da riqueza saqueada foi destinada a construção da Catedral. De todos os edifícios da praça, o Duomo foi o primeiro a ser construído e por isso é considerado o principal representante do estilo românico-pisano apresentando em sua fachada os típicos arcos pontudos de influência muçulmana, os arcos cegos, losangos, mosaicos e o uso da bicromia com alternância entre o mármore branco e o escuro. Seu formato é em cruz latina e possui com 5 naves também revestidas de faixas de mármore branco e preto. 

Ao visitar seu interior (que por sinal só é gratuito nos meses de novembro a fevereiro, de março a outubro custa €2,00), não deixe de admirar: os afrescos; o púlpito esculpido por Giovanni Pisano; a cópia do candelabro de Galileu Galilei que segundo a lenda foi olhando para ele que Galileu desenvolveu a teoria do pêndulo (o original está no Cemitério); as Unghiate del Diavolo que é um pedaço de mármore localizado na parte norte da catedral mais ou menos na altura dos olhos que possui diversos pontos pretos que segundo a lenda são as marcas das unhas do diabo tentando impedir a construção da igreja; a ânfora localizada à direita da abside que também de acordo com uma lenda foi onde Jesus transformou a água em vinho; e o lagarto na porta de bronze da entrada da igreja que ao tocá-lo traz muita sorte. Lendas e lendas...

Duomo Santa Maria Assunta em Pisa, 2011
A Torre de Pisa fica logo atrás da Catedral e foi construída para ser o campanário da igreja o que é bastante inusitado já que normalmente a torre faz parte do edifício da igreja. O fato de ter sido construída separadamente da igreja já chama bastante a atenção, mas o que a tornou famosa mesmo foi a sua pendência. Sua construção começou em 1173 (1174 no calendário pisano) sob suposta responsabilidade do arquiteto Diotisalvi ou de Bonnano Pisano e foi interrompida diversas vezes provavelmente devido ao problema da inclinação que começou a ser notado quando o obra já havia alcançado 3 andares. Em 1275 Giovanni di Simone e Giovanni Pisano assumiram o projeto e construíram mais três andares tentando frear a inclinação (nota-se que a partir do quarto andar a torre segue uma leve curvatura oposta à inclinação da torre). A parte superior onde fica o sino só foi finalizada na metade do século XIV. Foi a partir de 1800 que a situação da pendência começou a piorar quando algumas escavações na base da torre aceleraram o processo de inclinação.

A torre mede 56 m de altura e a sua inclinação atual é de 5,5° mas após uma longa intervenção realizada de 1990 a 2001 e de 2008 a 2011 a pendência que aumentava cerca de 1 milímetro por ano começou a diminuir e segundo estudiosos até 2100 podemos ficar tranquilos, ela ainda estará de pé.

O centro da torre é vazio e não há nada para ver lá dentro, o interessante mesmo é a vista lá de cima mas para chegar até lá é necessário encarar 293 degraus e pagar €15,00. 

Torre Pendente de Pisa, 2011
Outro motivo pelo qual a torre é conhecida é pelo fascínio que ela exerce sob os suicídas de plantão. O último suicídio aconteceu em setembro de 2011 quando uma garota de 23 anos se jogou do último andar. Antes dela em abril do mesmo ano um turista holandês de 22 anos se jogou do quarto andar e em junho de 2010 uma italiana de 31 anos vítima da depressão também se atirou do andar mais alto pagando pela sua morte €15,00 como qualquer outro visitante. Outros casos ocorreram em 2002 e 2003 e até mesmo antes de ser interditada em 1990.

A torre da Piazza dei Miracoli não é a única torre pendente de Pisa já que o terreno argiloso e arenoso é característico da região. O campanário da Chiesa di San Nicola localizada na Via Santa Maria e o da Chiesa di San Michele degli Scalzi localizada na zona leste de cidade também apresentam uma inclinação, além de diversos edifícios inclusive os edifícios da Piazza del Duomo como o Batistério e a própria Catedral.

Após conhecer a Piazza del Duomo, quem ainda tiver tempo pode aproveitar e ir até o Palazzo dell'Orologio que fica na Piazza dei Cavalieri. A construção do edifício aproveitou os restos da Torre della Muda onde o conde Ugolino Della Gherardesca, protagonista de uma das mais célebres páginas do Inferno da Divina Comédia de Dante Alighieri, ficou preso e morreu de fome junto com seus filhos e netos.

Palazzo dell'Orologio, Pisa. Foto disponível em http://upload.wikimedia.org/ Acesso em 15.11.11
Como disse no início desse post, a parte interessante de Pisa está na praça, mas quem quiser conhecer melhor a cidade com certeza encontrará sempre alguma coisa interessante. Se você estiver com pouco tempo inclua Pisa em seu roteiro apenas como uma cidade de passagem, não precisa mais do que uma manhã para conhecê-la; Aproveite o mesmo dia para conhecer outra cidade como, por exemplo, Lucca que fica a 30 km; de trem a viagem dura 30 minutos e a passagem de Pisa para Lucca custa só €2,30.
_________________________________________________________________________________

Links dicas e +info

Não deixe de comer:

Torta Co' Bischeri, doce típico de Pisa. Foto disponível em http://it.wikipedia.org/ Acesso em 16.11.11
  • Pratos com castanha como o Risotto con le castagne, o cinghiale con castagne (carne de javali com castanhas) ou o biroldo con castagne (uma espécie de embutido típico da região);
  • Zuppa di Fagioli Bianchi di San Michele (sopa de feijão branco) ou Fagioli al Fiasco (Feijão branco cozido dentro de uma garrafa).
  • Bavettine sul pesce (uma pasta longa servida com peixe de rio ou de mar);
  • Queijo pecorino (queijo de ovelha);
  • Torta Co' Bischeri: uma torta de massa podre recheada com uma mistura a base de arroz, chocolate, ovos, uvas, pinoli e licor.
Como chegar:
  • De carro: Quem chega de Roma poderá pegar a autostrada A11 sentido Firenze-Mare e seguir até a saída Pisa-Nord entrando na estrada Aurelia que dá acesso à cidade. Quem parte de Gênova pode pegar a austostrada A12 sentido Livorno-Cenina.
  • De trem: Pisa possui três estações de trem, a Pisa San Rossore, a Pisa Aeroporto e a principal que é a Pisa Centrale. Os valores variam muito de acordo com o local de partida, trem e faixa horária. Para consultar horários e valores visite o site da trenitalia.
  • De avião: O aeroporto internacional de Pisa é o Galileo Galilei e fica a aproximadamente 20 minutos de distância do centro da cidade. O melhor de tudo é que tem uma estação de trem ali pertinho, além dos ônibus que também levam até o centro.

    Um comentário:

    1. Parabéns pelo artigo, Paloma! Eu vivo em Pisa e sou guia de turismo, e aos meus turistas conto estas coisas também. Talvez algumas imprecisões na parte sobre a cozinha típica mas pronto...muito bem feito, de verdade!
      Se tiveres dúvidas ou curiosidades sobre Pisa e seus arredores...é só perguntar!
      Deixo-te o meu e-mail: gemmaviola84@gmail.com
      Ciao!!!
      Ah, mais uma coisa: falo de pisana, mas coitadinha Pisa, acho que merece mais do que algumas horas...pelo menos um dia... :-D

      ResponderExcluir