segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cidade do Vaticano Parte II - Museus Vaticanos


ATENÇÃO PESSOAL! ESTE POST FOI ESCRITO EM 2012 E NÃO HOUVE ATUALIZAÇÃO DESDE ENTÃO:( 
ESPERO QUE AJUDE MESMO ASSIM

Nosso tour pela Cidade do Vaticano começou pela Basílica e pela Praça São Pedro e depois de conhecê-las e ainda encarar a subida até a cúpula da basílica fomos em direção aos Museus Vaticanos onde além de renomadas obras de arte encontra-se a Capela Sistina. 

Para chegar até lá saímos da Piazza San Pietro pela Via di Porta Angelica e seguimos à esquerda contornando os muros do Vaticano até chegar na praça onde está localizado o acesso principal aos museus (o acesso não é pela porta da foto abaixo mas sim por uma porta lateral).

Praça que dá acesso aos Museus do Vaticano. Imagem disponível em http://commons.wikimedia.org/ Acesso em 22.03.12
Como o próprio nome diz, os Museus Vaticanos é um percurso que inclui a visita a diversos museus, galerias, capelas e palácios que juntos reúnem uma das maiores coleções de artes do mundo. O percurso é bastante longo e a vontade de chegar logo à Capela Sistina pode fazer com que você passe reto por alguns espaços lindíssimos e ricos de história e obras de arte importantes. Realmente é difícil conhecer tudo em detalhes em um só dia principalmente se você não tiver o dia todo para isso pois são mais de 10 museus, 5 galerias, 3 capelas e várias outras salas, por isso é importante programar o seu percurso antes de chegar lá. Para ajudar no seu passeio segue abaixo uma relação dos espaços com uma breve descrição:

Museus:

- Collezione d'Arte Religiosa Moderna: Inaugurada em 1973 pelo Papa Paulo VI, o museu está localizado no Palazzo Apostolico e suas obras estão distribuídas em 55 salas sendo que algumas delas fazem parte do Apartamento Borgia. A coleção reúne 800 obras das quais 250 são de artistas internacionais como Rodin, Van Gogh e Dalí.

Pietà de Van Gogh, Coleção de Arte Religiosa Moderna, Vaticano. Imagem disponível em www.vangoghgallery.com Acesso em 01.04.12
- Museo della Biblioteca Apostolica Vaticana: as salas que fazem parte do museu formavam a sede da Biblioteca Apostólica Vaticana que foi utilizada como biblioteca até o papado de Leão XIII que durou de 1878 a 1903. Entre os objetos e coleções expostas hoje no museu encontra-se uma série de objetos que foram doados aos Papas ao longo dos anos. Impressionante a decoração nas paredes e teto do salão Sistino.

Salão Sistino, Museu da Biblioteca Apostólica Vaticana. Imagem disponível em http://upload.wikimedia.org Acesso em 01.04.12
- Museo Chiaromonti: Fundado pelo Papa Pio VII (Barnaba Chiaromonti), o museu foi decorado por Antonio Canova e é composto por três galerias: Galleria Chiaromonti onde estão expostas quase mil esculturas da antiguidade, urnas e sarcófagos; A Galleria Braccio Nuovo onde encontra-se a famosa estátua do imperador Romano Augusto César "Augusto de Prima Porta" de autor desconhecido; e a Galleria Lapidaria que reúne uma série de epígrafes mas que só pode ser visitada por estudiosos mediante reserva.

Estátua Augusto de Prima Porta. Imagem disponível em upload.wikimedia.org Acesso em 05.04.11
- Museo Filatelico e Numismatico: Inaugurado em 2007, o museu reúne uma coleção com todas as moedas (numismática) e selos postais (filatelia) do Vaticano desde sua fundação em 1929.

- Museo Gregoriano Egizio: O museu fundado pelo Papa Gregório XVI em 1839 reúne uma série de objetos, peças, múmias e estátuas do Egito Antigo divididos em nove salas.

- Museo Gregoriano Etrusco: Também fundado pelo Papa Gregório XVI em 1836, o museu reúne importantes peças etruscas como vasos, urnas, sarcófagos e cerâmicas encontradas em escavações feitas nas cidades que foram habitadas pelos etruscos entre os séculos X a.C e I a.C. e que posteriormente passaram a fazer parte dos Estados Pontifícios.

- Museo Gregoriano Profano: Outro museu fundado pelo Papa Gregório XVI em 1844 mas que inicialmente ficava no Palazzo Laterano em Roma (antiga sede papal que apesar de ficar em Roma manteve-se sob jurisdição da Santa Sé). Em 1970 foi transferido para o Vaticano pelo Papa João XXIII. O museu reúne materiais de escavações realizadas nas antigas cidades que faziam parte dos Estados Pontifícios como esculturas, bustos e sarcófagos. 

- Museo Missionario-Etnologico: O museu surgiu em 1926 após o encerramento da Exposição Missionária Universal realizada pelo Papa Pio XI durante o Jubileu de 1925. Na ocasião foram expostos diversos objetos que documentavam a atividade missionária da igreja desde a sua origem. Com o sucesso da exposição o Papa então resolveu montar um museu no Palazzo Laterano com as peças que foram doadas à igreja mas posteriormente as peças foram transferidas para o Vaticano. Entre os objetos expostos encontra-se uma coleção de moedas chinesas e objetos da pré-história que pertenciam a Escola Britânica de Arqueologia em Jerusalém. 

- Museu Pio-Clementino: É o maior dos museus dividido em diversas salas e foi fundado em 1771 pelo Papa Clemente XIV e ampliado pelo Papa Pio VI. O museu contém uma vasta coleção de estátuas gregas e romanas. Uma das mais admiráveis é a estátua Gruppo del Laocoonte (Agesandro, Atanodoro e Polidoro, Século I d.C) localizada no Pátio Octogonal. A estátua representa a cena de Laocoonte, um sacerdote de Apolo que opôs-se contra a entrada do Cavalo de Tróia na cidade, junto com seus dois filhos lutando contra uma serpente que foi enviada por Poseidon, que ele era a favor dos Gregos, para matá-los.

Gruppo del Laocoonte, Museu Pio-Clementino. Imagem disponível em upload.wikimedia.org Acesso em 02.04.12
- Museo Pio Cristiano (Museu Pio-Cristão): Fundado em 1854 pelo Papa Pio VI, o museu reúne obras paleocristãs como esculturas e sarcófagos.
 
- Pinacoteca Vaticana: A Pinacoteca foi inaugurada em 1932 com o objetivo de reunir obras de arte que estavam espalhadas entre os diversos palácios apostólicos e que foram recuperadas depois de terem sido roubadas por Napoleão e levadas para a França. A coleção é composta por obras desde o século XII até o século XIX. Entre as principais encontramos algumas obras primas de grandes artistas italianos como a "Deposizione" de Caravaggio, "La trasfigurazione" e "Madonna di Foligno" de Raffaello, e "San Gerolamo" de Leonardo Da Vinci.

Trasfigurazione de Raffaello, Pinacoteca Vaticana.Imagem disponível em upload.wikimedia.org Acesso em 02.04.12
San Gerolamo, Leonardo da Vinci. Pinacoteca Vaticana. Imagem disponível em upload.wikimedia.org Acesso em 02.04.12
Galerias:

- Galleria Braccio Nuovo: Faz parte do Museo Chiaromonti. 

- Galleria degli Arazzi (Galeria das Tapeçarias): Uma galeria que reúne uma coleção de tapetes fabricados em Bruxelas com base nos desenhos feitos por Raffaello e seus alunos.

- Galleria dei Candelabri (Galeria dos Candelabros): além de reunir uma série de candelabros de vidros de Otricoli (uma cidade italiana da região Umbria na Itália) reúnem também estátuas romanas da época helenística e mosaicos.

- Galleria delle Carte Geografiche (Galeria das Cartas Geográficas): uma lindíssima galeria que reúne uma série de afrescos contendo mapas da Itália e de suas regiões. Os afrescos foram realizados entre 1580 e 1585 por Antonio Danti que contou com o auxílio de se irmão Ignazio Danti que era geógrafo. O teto da galeria que representa em estilo renascentista episódios milagrosos que aconteceram em diferentes regiões da península chama mais atenção do que os mapas nas paredes.

Galeria das Cartas Geográficas, Museus do Vaticano 2010 (arquivo pessoal)
- Galleria Lapidaria: Faz parte do Museo Chiaromonti. 

Capelas:

- Cappella di Urbano VIII: a capela privada do Papa Urbano VIII  está localizada em uma das salas mais antigas do Palazzo Apostolico decorada com afrescos dourados de Pietro da Cortona. Todos os anos em ocasião da festa de Santa Inês, acontece nessa capela a bênção dos cordeiros que fornecem a lã para a fabricação do Pálio, uma espécie de colarinho branco com cruzes bordadas utilizado por alguns membros da igreja católica. 

- Cappella Niccolina: localizada na parte mais antiga do Palazzo Apostolico (próximo as Salas de Rafael), a capela fazia parte do apartamento privado do Papa Nicolau V e foi decorada com afrescos de Beato Angelico entre 1447 e 1448.

- Cappella Sistina: A Capela Sistina que é dedicada a Nossa Senhora da Assunção está localizada no Palazzo Apostolico e é um dos maiores tesouros artísticos e culturais do Vaticano. A capela original que chamava-se Capela Magna foi construída por volta de 1368 mas depois de muito tempo abandonada foi restaurada pelo Papa Sisto IV entre 1475 e 1483, por isso leva o seu nome. Ela é conhecida mundialmente pelos afrescos de Michelangelo e pelo conclave, um dos rituais mais secretos e misteriosos do catolicismo.

Capela Sistina. Imagem disponível em unapecoralgiorno.blogspot.it Acesso em 07.04.1
Afrescos: Quando o Papa decidiu decorar as paredes e o teto da capela por volta de 1481 contratou os artistas mais famosos da época entre eles Perugino, Botticelli, Pinturicchio, Ghirlandaio e Raffaello que decoraram as paredes e Piermatteo D'Amelia que decorou o teto da capela com um céu estrelado. Em 1504 porém o terreno onde a capela está localizada começou a ceder e os trabalhos de restauração na estrutura acabou danificando a parede sul e o teto que continha o céu estrelado de D'Amelia. Com o teto danificado o Papa Julio II decidiu então refazê-lo mas fez questão de que a obra fosse realizada por outro artista famoso, o temperamental Michelangelo Buonarroti. A princípio o artista não gostou muito já que se considerava mais escultor do que pintor e na época estava trabalhando no monumento fúnebre do Papa, mas mesmo assim assumiu a empreitada e concluiu o projeto. Após alguns anos durante o papado de Clemente VII Michelangelo voltou a ser contratado mas dessa vez para decorar a parede do altar que já continha alguns afrescos de Perugino mas que tiveram que ser retirados para dar espaço ao Juízo Final de Michelangelo.

Teto da Capela Sistina. Imagem disponível em http://it.wikipedia.org/ Acesso em 04.04.12
Esquema numérico do teto da Capela Sistina. Imagem disponível em http://upload.wikimedia.org Acesso em 04.04.12
Teto da Capela Sistina: a obra foi estruturada da seguinte forma: 

- Pennacchi: representam 4 episódios ligados a salvação do povo de Israel:
4 - Judite e Holofernes: representa a história de Judite que seduziu e decapitou o general Holofernes;
6 - Davi e Golias: representa Davi matando o gigante Golias;
44 - Serpente de Bronze de Moisés: representa a serpente de bronze de Moisés que salvou os judeus picados pelas serpentes no deserto;
46 - Punição de Haman: representa Haman sendo punido por tentar armar a execução de todos os judeus do reino de Assuero;

- Sibille e Profeti: representam as sibilas (personagens femininas da mitologia greco-romana que tinham poderes proféticos) e profetas: 
5 - Profeta Zacarias;
8 - Sibila Délfica;
10 - Profeta Joel;
16 - Profeta Isaías;
18 - Sibila Eritréia;
24 - Sibila Cumana;
26 - Profeta Ezequiel;
32 - Profeta Daniel;
34 - Sibila Pérsica;
40 - Sibila Líbica;
42 - Profeta Jeremias;
45 - Profeta Jonas;

- Storie Centrali: representa nove histórias da Gênesis divididas em três grupos: a origem do universo, do homem e do mal:
9 - A embriaguez de Noé;
13 - Dilúvio Universal;
17 - Sacrifício de Noé;
21 - Pecado Original e a Expulsão de Adão e Eva do Paraíso;
25 - Criação de Eva;
29 - Criação de Adão;
33 - Deus separa a terra das águas;
37 - Deus criando o sol e a lua;
41 - Deus separa a luz das trevas; 

- Lunette e vele: Lunetas são os afrescos localizados na parte superior das paredes abaixo das vele e do lado oposto do Juízo Final que representam os ancestrais de Cristo. Os afrescos das velas são uma continuação do tema das lunetas:
1 - Eleazar e Matan;
2 - Jacó e José;
3 - Aquim e Eliúde;
7 - Azor e Sadoque;
11 / 12 - Josias, Jeconias e Salatiel;
14 / 15 - Zorobabel, Abiúde e Eliaquim;
19 / 20 - Osias, Jotão e Acaz;
22 / 23 - Ezequias, Manassés e Amon;
27 / 28 - Roboão e Abias;
30 / 31 - Asa, Josafá e Jorão;
35 / 36 - Salmom, Boaz e Obed;
38 / 39 - Jessé, Davi e Salomão;
43 - Aminadabe;
47 - Naassom;

Parede Oeste:
Juízo Final (Michelangelo): Realizado durante a segunda passagem do artista pela Capela Sistina entre 1536 a 1541, o Juízo Final substituiu três afrescos de Perugino. A realização da obra esteve cercada de muita discórdias, brigas e acusações, começando antes mesmo de Michelangelo iniciar a obra quando seu colaborador Sebastiano del Piombo preparou a parede para ser pintada à óleo pensando em facilitar o trabalho de Michelangelo que já tinha mais de 60 anos. O artista ficou enfurecido e se recusou a iniciar a obra, só aceitando continuar depois que o a preparação à óleo fosse destruída e a parede fosse preparada para receber o afresco (uma antiga técnica muito utilizada para pintar muros e paredes com pigmentos geralmente de origem mineral dissolvidos em água feita sobre a argamassa ainda fresca para obter maior durabilidade). Michelangelo que na época estava mais exigente do que nunca trabalhou sozinho na obra e só recebeu ajuda para a mistura e preparação das cores. Um pouco antes da obra terminar Michelangelo começou a ser acusado de imoralidade, obscenidade, heresia, falta de decoro e de traição à verdade do Evangelho e quase foi condenado pois a maioria de suas figuras estavam nuas e em poses obscenas. Após a morte do artista, em 1564 foi decretado então que todas as partes íntimas das figuras nuas fossem cobertas, trabalho que ficou para o artista Daniele della Volterra. Surgiu assim a "Campagna delle Foglie di Fico" (Campanha das folhas de figo), período em que as partes íntimas das estátuas do Vaticano foram cobertas com uma folha de figo. O Juízo Final de Michelangelo representa o julgamento final e eterno feito por Deus sobre todas as nações após a volta gloriosa de Cristo no fim dos tempos. O artista representou Jesus Cristo na parte central como juiz dos eleitos que sobem aos céus (aqueles à sua direita) e os condenados (aqueles à sua esquerda) que são impedidos de subir e ficam a espera de Caronte, o barqueiro que carrega as almas sobre as águas que dividem o mundo dos vivos e dos mortos e por Monis, um dos juízes dos mortos.

Juízo Final de Michelangelo, Capela Sistina. Imagem disponível em upload.wikimedia.org Acesso em 07.04.12
Parede Leste (parede de ingresso): 
- Ressurezione di Cristo (Ressurreição de Cristo de Hendrik Van Den Broeck (1572) sobre o original de Ghirlandaio);
- Disputa sul corpo di Mosè (Disputa pelo corpo de Moisés de Matteo da Lecce (1574) sobre original de Luca Signorelli);

Parede Norte: afrescos com histórias de Cristo realizados entre 1481 a 1482 (durante celebrações importantes a parte inferior da parede é coberta pelos tapetes de Raffaello)
- Battesimo di Cristo (Batismo de Cristo - Perugino);
- Tentazione di Cristo (Tentação de Cristo - Botticelli);
- Vocazione dei Primi Apostoli (Vocação dos primeiros apóstolos - Ghirlandaio);
- Discorso della Montagna (Sermão da montanha - Cosimo Rosselli);
- Consegna delle Chiavi (A entrega das chaves - Perugino);
- L'ultima cena (A última ceia - Cosimo Rosselli);

Entrega das Chaves, Capela Sistina. Imagem disponível em it.wikipedia.org Acesso em 07.04.12
Parede Sul: Afrescos com histórias de Moisés realizados entre 1481 a 1482 (durante celebrações importantes a parte inferior da parede é coberta pelos tapetes de Raffaello)
- Partenza di Mosè per L'Egitto (Moisés a caminho do Egito - Perugino);
- Prove di Mosè (Cenas da vida de Moisés - Botticelli);
- Passaggio del Mar Rosso (Passagem do Mar Vermelho - Cosimo Rosselli, Ghirlandaio e Biagio Tucci);
- Discesa dal Monte Sinai (Descida do Monte Sinai - Cosimo Rosselli e Piero Cosimo);
- Punizione dei Ribelli (Punição dos rebeldes - Botticelli);
- Testamento e Morte di Mosè (Testamento e morte de Moisés - Luca Signorelli e Bartolomeo della Gatta);

Punição dos Rebeldes, Capela Sistina. Imagem disponível em upload.wikimedia.org Acesso em 07.04.12
Conclave: O conclave é realizado após a morte de um Papa para eleger o sucessor. Para que a eleição seja realizada todos os cardeais se reúnem na Capela Sistina e ficam lá durante horas e até mesmo dias trancados e isolados do mundo externo para não sofrerem influências até chegarem a uma decisão sobre quem será o próximo Papa. Até hoje ninguém sabe exatamente o que acontece lá dentro já que os cardeais devem manter segredo absoluto eterno. O que se sabe é que cada cardeal vota 1 vez em cada "rodada" escrevendo em um papel à mão a sua escolha e leva o voto até a bandeja de prata localizado em uma mesa posicionada em frente ao Juízo Final de Michelangelo jurando que o voto foi de livre escolha. Os cardeais eleitos inspetores da mesa recolhem a bandeja, despejam os votos em um cálice dourado e os registam. Se o candidato mais votado não somar 2/3 dos votos todos os votos são queimados junto com um pouco de palha molhada para produzir a fumaça negra que indica que não chegou-se ainda a uma decisão. Dá-se início então a uma nova "rodada" de votos até que os cardeais entrem em um consenso. Decidido quem será o novo Papa, os votos são queimados novamente mas dessa vez sem a palha produzindo então a tão esperada fumaça branca. O conclave mais longo da história foi o que elegeu Gregório X em 1271 e demorou 2 anos e 9 meses e 3 dias enquanto o de Bento XVI que foi eleito em 2005 durou apenas 2 dias.

Salas:

- Appartamento Borgia: O Apartamento Borgia está localizado no primeiro andar do Palazzo Apostolico e como dito anteriormente reúne em uma parte dele a Coleção de Arte Religiosa Moderna. O local foi a residência privada do Papa Alexandre VI (o corrupto Rodrigo Borgia) que ficou no poder de 1492 a 1503. Composto de 6 salas, as paredes e tetos do apartamento foram decoradas com afrescos do artista perugino Pinturicchio e seus assistentes. Após a morte do Papa, o apartamento foi fechado e abandonado o que acabou deixando os afrescos muito danificados devido a problemas com infiltrações e falta de manutenção. As salas só foram reabertas no século XIX e ainda hoje frequentemente passa por longos períodos de interdição para restauros. As principais salas são: Sala delle Sibille (Sala das Sibilas): Onde estão representadas sibilas, personagens femininas da mitologia greco-romana que tinham poderes proféticos; Sala delle Arti Liberali  (Sala das Artes Liberais): Os afrescos representam as artes liberais como a música, a astronomia, a geometria, a gramática e a aritmética; Sala dei Santi (Sala dos Santos): é a sala mais importante e representa episódios da vida de alguns santos como o "Martírio de São Sebastião". 

- Appartamento di San Pio V: O apartamento decorado com afrescos de Giorgio Vasari (artista e importante biógrafo dos artistas italianos) para o papa Pio V é composto pela galeria que possui uma coleção de tapeçaria, pelas salas que são utilizadas por mostras temporárias e pela capela.

- Loggia di Raffaello: Localizada no segundo andar do Palazzo Apostólico em uma espécie de corredor externo que possui um ciclo de afrescos no teto com cenas bíblicas de Raffaello e seus ajudantes. 

- Sala della Biga: Construída durante o papado de Pio VI, a sala leva esse nome devido a grande biga de mármore do século I exposta no centro da sala.

- Sala dei Chiaroscuri: Localizada no segundo andar do Palazzo Apostólico perto da Loggia di Raffaello e da Cappella Niccollina, a sala foi decorada por Raffaello em 1517 mas alguns anos mais tarde os afrescos originais foram perdidos. Hoje somente o teto é original e os afrescos das paredes que representam apóstolos e anjos são de Giovanni e Cherubino Alberti. 

- Sala dell'Immacolada: A sala dedicada a Imaculada Conceição foi decorada por Francesco Podesti em 1858, quatro anos depois que o segundo dogma da Igreja Católica foi definido pelo Papa Pio IX em 1854, o de que a Virgem Maria era completamente livre de pecados.

- Sala Sobieski: a sala leva esse nome devido ao afresco da parede norte que representa a vitória de João III Sobieski, rei da Polônia, sobre os turcos nas proximidades das muralhas de Viena em 1683. A obra é do famoso artista polonês Jan Matejko (1883). 

- Stanze di Raffaello (Salas de Rafael): As stanze di Raffaello são um conjunto de 4 salas que faziam parte do apartamento que o Papa Julio II escolheu como residência após sua eleição, já que ele se recusou em utilizar o apartamento utilizado pelo seu rival antecessor Rodrigo Borgia (Papa Alexandre VI) conhecido como Apartamento Borgia (na verdade o antecessor de Julio II foi Papa Pio III mas o seu papado durou apenas 2 dias). Tanto as Stanze di Raffaello quanto o Apartamento Borgia estão localizados no Palazzo Apostolico que até hoje é sede da residência oficial do Papa. Para decorar as paredes e teto das salas o Papa Julio II contratou uma equipe de artistas e entre eles encontrava-se Raffaello que logo se destacou e acabou assumindo a responsabilidade sobre as obras. Para conhecer a fundo as obras das Stanze di Raffaello não deixe de ler o post sobre Raffaello Sanzio. As Stanze di Raffaello que estão localizadas no segundo andar do Palazzo Apostolico são:  
  • Stanza della Segnatura (Sala da Assinatura): Sala que contem os afrescos mais famosos do artista: "Disputa del Sacramento", "Scuola di Atene", "Parnasso" e "Virtù e la Legge" (os dois primeiros são considerados suas obras-primas); 
La Disputa del Sacramento, Stanza della Segnatura, Raffaello. Foto disponível em http://it.wikipedia.org/ Acesso em 29.09.11

Scuola di Atene, Stanza della Segnatura, Raffaello. Foto disponível em http://wilmoboraso.wordpress.com/Acesso em 29.09.11
  • Stanza di Eliodoro (Sala de Heliodoro): sala destinada às audiências privadas do pontífice. Os afrescos que compõe a sala são: Cacciata di Eliodoro al Tempio (A expulsão de Heliodoro do Templo), Messa di Bolsena (Missa de Bolsena), Liberazione di San Pietro (Libertação de São Pedro) e Incontro di Leone Magno con Attila (Encontro do Papa Leão Magno com Átila); 
  • Stanza dell'Incendio di Borgo (Sala do Incêndio de Borgo): sala decorada com os afrescos Incendio di Borgo (Incêndio de Borgo), Battaglia di Ostia (Batalha de Ostia), Incoronazione di Carlo Magno (Coroação de Carlos Magno), Giustificazione di Leone ou Giuramento di Leone (Justificativa de Leão ou Juramento de Leão); 
  • Stanza di Costantino (Sala de Constantino): Essa última sala foi realizada pelos assistentes do artista que morreu um pouco antes de começarem os afrescos em 1520. A sala é decorada com os afrescos Visione della Croce (Visão da Cruz), Battaglia di Costantino contro Massenzio (Batalha de Constantino contra Magêncio), Battesimo di Costantino (Batismo de Constantino) e Donazione di Roma (Doação de Roma).
O final da visita nos Museus do Vaticano termina em uma famosa e belíssima escadaria dupla helicoidal projetada pelo arquiteto de Giuseppe Momo e inaugurada em 1932.

Escada de Giuseppe Momo, Museus do Vaticano. Imagem disponível em upload.wikimedia.org Acesso em 09.04.12
_________________________________________________________________________________

Links, dicas e +info

Dicas
  • Clique aqui para conferir os horários, dias de abertura e o preço do bilhete. (Atenção: em datas festivas e aos domingos os Museus estão fechados exceto no último domingo do mês quando o bilhete é gratuito das 09h as 12h30);
  • O percurso dos Museus do Vaticano é bem longo e pode durar de 2 a 6 horas dependendo do ritmo e do interesse.
  • Quem não tiver muito tempo poderá pegar percurso curto que leva até a Capela Sistina, basta seguir a sinalização, mas não deixe também de conhecer pelo menos as Stanze di Raffaello, Appartamento Borgia, Coleção de Arte Religiosa e Moderna e a Pinacoteca Vaticana.
  • Verifique com antecedência se os museus que você quiser visitar estarão abertos, como passam por constantes restaurações sempre haverá um ou outro que estará fechado.
  • Chegue cedo principalmente nos finais de semana da primavera e do verão ou se possível compre o bilhete pela internet para evitar longas filas. Clique aqui para comprar pela internet (com uma taxa extra);
  • Perto da saída há uma agência dos correios para quem quiser enviar um cartão postal com o carimbo do Vaticano.
  • Clique aqui para conferir o preço do audioguia (disponível em italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, japonês, coreano e chinês);
Como chegar:
  • Pegue a linha A (laranja) do metro de Roma e desça na parada Ottaviano San Pietro - Musei Vaticani. Caminhe pela Via Ottaviano até chegando na Piazza del Risorgimento, vire à direita e comece a contornar os muros do Vaticano até avistar nos muros uma enorme porta branca, onde provavelmente estará cheio de gente.
Curiosidades
  • No seriado "The Borgias" é possível entender melhor porque o conclave sempre exigiu o exílio dos cardeais para não sofrerem influencias esternas; O filme Anjos e Demônios também aborda bastante o tema sobre o Conclave;
  • Em uma das cenas do quinto episódio da segunda temporada do seriado "The Tudors" Michelangelo tem um a crise histérica com seus ajudantes enquanto pintava a Capela Sistina;
Regras para visitar os Museus Vaticanos
  • Não é permitido entrar com bebidas alcoólicas, mochilas grandes (que superem 15 cm de perfil nas costas), bolsas ou malas com medidas superiores a 40 x 35 x 15 cm, guarda-chuva e objetos metálicos e ponteagudos. Todos esses objetos devem ser colocados no guarda-volume;
  • É proibido o uso de flash em qualquer ambiente e é proibido fotografar e filmar dentro da Capela Sistina;
  • Evite o uso de roupas curtas acima do joelho, decotes, ombros, costas e barriga à mostra;

Nenhum comentário:

Postar um comentário